Arqueologia

Páginas: 7 (1554 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
Parque Nacional Serra da Capivara1

Thassio Kalil Ribeiro de Sousa

Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar o Parque Nacional Serra da Capivara, que está localizado nas cidades de São Raimundo Nonato, Coronel de José Dias eJoão Costa do Piauí. Com o intuito de desenvolver o turismo da nossa região, levando a população a perceber a tamanha grandeza da Serra da Capivara, e desperta um posicionamento crítico ao descaso com o parque, e o pouco investimento feito por partes dos governantes do Brasil e principalmente do Estado. Não perceber a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara é não se dar conta da grandeproblemática que esse parque levanta nos campos acadêmicos a respeito do surgimento do homem americano.

Palavras Chaves: Serra da Capivara, Pedra Furada, pinturas rupestres.

Por muito tempo (cerca de meio século) vigorou a teoria arqueológica de que o homem pré-histórico teria chegado ao continente americano dentro do espaço temporal de 12 (doze) a 15 (quinze) mil anos atrás.
Deixando ocontinente asiático e atravessando a pé o estreito de Behring, ele teria se espalhado do Alasca para as Américas. No entanto, a pré-história pode ser bem diferente. No final dos anos 80, a Missão Arqueológica Franco-Brasileira, chefiada pela arqueóloga paulista Niède Guidon, encontrou em São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, sinais, traços, vestígios do homem pré-histórico que datam de até 50 milanos.
Como toda descoberta, esta com tamanha relevância, colocou em xeque aquilo que na filosofia se chama de “cinturão protetor” ou heurística negativa. Com essa nova descoberta e, consequentemente, nova teoria, alguns cientistas concordam serem os dados insuficientes para tal afirmação e aceitação, pois não concordam que restos de fogueiras deixados pelo homem pré-histórico sejam suficientes parasustentar tal teoria, ou seja, a ausência de fragmentos humanos anula a veracidade dos fatos.
O palco de toda essa discussão, que por sinal pode gerar uma grande mudança na história do homem americano, é o Parque Nacional da Serra da Capivara.
O Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado no Município de São Raimundo Nonato, Coronel de José Dias e João Costa no sudeste do Piauí, umlugar de beleza raríssima na paisagem árida da caatinga. Foi criado em 1979 e seu objetivo é preservar os vestígios arqueológicos do que seria a mais remota ocupação humana do continente americano.
Devido as suas belezas naturais, diversidade de fauna e flora existentes, além, é claro, dos valores culturais e arqueológicos, em dezembro de 1991 o Parque Nacional da Serra da Capivara foi incluído nalista do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e tombado como Patrimônio Nacional pelo IPHAN em setembro de 1993.
É um lugar de incontestável beleza na paisagem árida do sertão piauiense. Na sua vegetação densa da caatinga estão presentes canyons gigantescos, cerrados, ilhas de florestas, morros de mármore cinza e negro, além de lagoas e fontes naturais.
A Pedra Furada é o espetáculo quemais encanta, uma abertura de 15 metros de diâmetro num paredão com mais de 60 metros de altura, o que deu direito a ser o cartão-postal do Parque.
É possível encontrar no parque diversos animais, como: jaguatiricas, tatus, mocós, seriemas, onças, gatos-do-mato, serpentes e morcegos que dividem o espaço com mandacarus, xique-xiques, juazeiros e aroeiras.
“Guarda a maior concentração de sítiosarqueológicos das Américas, são mais de 400 sítios onde estão catalogadas mais de 130.000 pinturas rupestres, constituindo-se num verdadeiro museu a céu aberto”, diz Nubia Cristina.
Dessa maneira, é possível encontrar mais de “400 sítios arqueológicos espalhados pelo Parque, numa área de 130 mil hectares”, os inúmeros “vestígios deixados pelo homem pré-histórico, com quilômetros de galerias de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arqueologia
  • Arqueologia
  • arqueologia
  • Arqueologia
  • Arqueologia
  • Arqueologia
  • ARQUEOLOGIA
  • Arqueologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!