arqueologia bíblica

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Arqueologia Bíblica
Tel Dã
Milênios de ocupação humana em Tel Dã durante o Neolítico, o Calcolítico, a Idade do Bronze, a Idade do Ferro, e os períodos greco-romano, medieval e otomanos compõem numerosas cidades sobrepostas com inúmeros artefatos.
A colina da cidade bíblica de Dan está localizado no sopé do Monte Hermon, no extremo norte de Israel. Ao contrário dos demais tellim, geralmenteem regiões áridas, com pouca ou nenhuma arborização, o Tel Dã atrai pela abundância da água e pelo verde. A fertilidade da área em torno de Dã é mencionado na Bíblia : "Porque vimos a terra, e eis que é muito bom". ( Jz 18:9 ). O rio Dã, uma das fontes do rio Jordão, nasce no sopé do monte alimentando o bosque em seu entorno Essas vantagens naturais e sua localização na rota de comércioprincipal da Galiléia para Damasco fez de Dã a cidade mais importante do norte do reino de Israel. Hoje, Tel Dã é um dos sítios arqueológicos mais atraentes de Israel. Todos os anos grandes áreas são escavadas tornando possível a compreensão da narrativa bíblica que menciona várias vezes a cidade de Dã.
A cidade de Dã representava a fronteira norte do reino de Israel. Na Bíblia, é conhecida a expressão“de Dã até Bersabeia” (cf. Jz 20.1; 1Sm 3.20; 2Sm 3.10, 1Rs 5.5). Dã também é conhecida pelo bezerro de ouro que Jeroboão I instalou para que o povo não peregrinasse até ao templo de Jerusalém (1Rs 12.26-33).No mapa bíblico encontramos o registro de duas Dã, de acordo com Josué 19.40-46 e Juízes 1.34-35. Dã está localizada na região noroeste da Palestina, tendo Efraim ao norte, Benjamin a lestee os filisteus ao sul,. Já, em Josué 19.47-48 e Juízes 18 a tribo Dã migra para o norte, onde conquista a cidade de Lais ou Lashem e muda o seu nome para Dã. (KAEFER, 2006, p. 147-161).
O arqueólogo israelense Avraham Biran iniciou as escavações em 1966 e depois de quase trinta anos de escavações concluiu seu trabalho com a descoberta surpreendente da inscrição da Casa de David.  Biran fez umasérie de descobertas importantes ​​sobre as culturas da Idade do Bronze do Levante Sul, a colonização israelita do norte da Galiléia, e a criação de um centro político e religioso real do reino bíblico de Israel. 
Apesar de todos os esforços, mais de noventa por cento dos artefatos de el-Qadi ainda permanecem no subsolo esperando para serem descobertos.
Uma das descobertas mais notáveis foi osistema de três portões construídos no período do Bronze Médio. O monumental complexo portão da cidade junto a uma extensa muralha. Além dessas portas, uma magnífica estrada orienta até a rampa para a cidade. A porta interior é o mais bem preservado e é um bom exemplo de portões da cidade israelita durante os tempos bíblicos. Ela consistia de quatro salas de guarda, dois em cada lado de umapassagem pavimentada.  Fora deste portão, cinco pedras (até 60 cm. de altura) foram encontrados marcando um lugar cultual. Neste contexto, temos o ato de Josias: ele quebrou os altos nas portas que estavam na entrada da porta de Josué, o governador da cidade ... (2 Reis 23:08). Fora desta porta existe um banco que lembra o local onde os anciãos sentavam nos tempos bíblicos, um costume referido muitasvezes na Bíblia. (Gênesis 19:1, Sl 69:13; Rt 4:1-2) Em seguida à abertura do próprio portão, quatro pedras decoradas serviu para realizar quatro pilares que sustentam a cobertura. Um quarto portão, chamado de portão israelita, é do período do ferro.
Através dessas descobertas arqueológicos pode se compreender o papel importante exercido pelo "portão" na vida social do povo daquela cidade. Alifuncionava o tribunal, onde os anciãos se reuniam para julgar ou para testemunhar acordos (Rt 4.1-11); o portão era um local público, um ponto de encontro social e debates (Sl 69.13); o rei fazia audiência (2Sm 19.9); os profetas denunciavam as injustiças feitas aos pobres e os julgamentos iníquos dos juízes (Am 5.10-12.15; Zc 8.16-17; Jó 5.4).
Dã foi administrada provavelmente pelos reis de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arqueologia Bíblica
  • Arqueologia Bíblica
  • Arqueologia Bíblica
  • RESUMO DE ARQUEOLOGIA BÍBLICA
  • Arqueologia bíblica
  • Uma ironia da Arqueologia Bíblica
  • arqueologia
  • Arqueologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!