arqturbanismo

1045 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIÃO DINÂMICA CATARATAS

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
1º. PERÍODO/VESPERTINO
DISCIPLINA: ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE

TRABALHO SOBRE HISTÓRIA DA ARTE
TEMA: ARTE E ARQUITETURA ANDALUZA OU MOURISCA

Foz do Iguaçu, 06 de junho de 2013

INTRODUÇÃO

A História da Arte e Arquitetura é cercada de riqueza e detalhes que vislumbram a humanidade desde os tempos mais primórdios. O simples fato de fazer uma pesquisa, buscar informações já nos deixam fascinadas pela variedade de detalhes, cores, as belíssimas construções de templos, monumentos e pensar que tudo isso é uma continuidade de estilos que foram (e vão) se aprimorando e agregando novos sistemas construtivos, novos materiais. Falaremos um pouco sobre a História da Arte e Arquitetura Andaluza ou Mourisca, que teve sua origem na região de Andaluz durante a invasão muçulmana na Península Ibérica.

DESENVOLVIMENTO
ARTE MUDÉJAR A arte islâmica, com tradição rica em ornamentações geométricas, provenientes de técnicas herdadas da Antiguidade, foi levada à Espanha pelos muçulmanos. Com uma sociedade na qual conviviam, cristãos, muçulmanos e judeus, a junção de duas tradições artísticas: a islâmica e a cristã, fez nascer uma arte única, denominada de mudéjar, com um estilo peculiar e único.
A expressão artística mudéjar é considerada como a maior manifestação artística da sociedade medieval espanhola. Ela se expandiu por quase toda a Espanha na baixa Idade Média. Alguns dos fatores que contribuíram para isso foram: a crise, a recessão e a facilidade das técnicas construtivas, aliada à rapidez, eficácia e baixo custo da mão de obra.
Mudéjar – muçulmano com autorização para continuar a viver entre os vencedores cristãos sem mudar de religião, em troca de um tributo. O adjetivo mudéjar designa, também, as artes que representam tradições artesanais iniciadas sob o domínio

Relacionados