arqmoz

8063 palavras 33 páginas
TEORIA DA
ECONOMISTA

LOCALIZAÇÃO

INDUSTRIAL:

A

CONTRIBUIÇÃO

DO

Por muito tempo a teoria econômica se baseou em grande parte em hipóteses que eliminam a dimensão espaço e o efeito da distância. Alguns economistas estavam bem cientes da importância da localização, mas poucos tentaram introduzi-la como uma variável nos seus modelos econômicos. E poucos consideraram a explicação das decisões locacionais como requerendo os rigorosos procedimentos analíticos que eram aplicados no entendimento de outros aspectos do comportamento econômico. Entretanto, anos recentes têm mostrado um crescente interesse nos aspectos espaciais da economia em geral, e na localização industrial em particular.
Este capítulo contém um resumo dos enfoques das principais contribuições à teoria da localização industrial. Os autores considerados são discutidos em ordem cronológica para traçar o gradual aparecimento do assunto através do tempo. À medida em que cada trabalho sucessivo é apresentado, suas principais contribuições ao crescente conjunto da teoria são extraídas para discussão, com o objetivo de enfatizar a continuidade do desenvolvimento teórico.
Quatro comentários são necessários para explicar o assunto deste capítulo. (1) A preocupação é com a localização industrial, o que significa que outras contribuições à teoria geral da localização estarão omitidas ou mencionadas apenas brevemente, e que assuntos relacionados, como a teoria do uso da terra e vários outros aspectos da economia regional serão deixados de fora. (2) Limitações de espaço restringem o número de contribuições que podem ser apresentadas de forma adequada e, além disto, a apresentação ficará restrita aos autores que deixaram uma quantidade substancial de trabalhos escritos. (3) Alguns dos autores limitaram suas análises à industria manufatureira, e para explicar adequadamente suas idéias é preciso fazer referencias ocasionais ao lugar que as atividades primárias e terciárias têm no

Relacionados