Aromaterapia

Páginas: 22 (5303 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA SOB O ENFOQUE DA NATUROLOGIA


Pâmella Cursino dos Santos Roncari[1]
Karin Katekaru[2]


RESUMO: Em 2008, no segundo semestre letivo, como requisito parcial à obtenção da aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I, procedeu-se à elaboração de um projeto de pesquisa visando à escrita de artigo a ser submetido à UNISUL para obtenção de aprovação no EstágioSupervisionado II, condição para a graduação no curso de Naturologia Aplicada. No primeiro semestre de 2009, cumprindo o currículo do curso, foi realizada pesquisa prevista no projeto aprovado no semestre anterior. Assim, a pesquisa decorrente do projeto classificou-se como bibliográfica, pura, qualitativa e exploratória e teve como eixo central o estudo sobre o óleo essencial de lavanda(Lavandula officinalis). Dessa forma, validou-se a idéia de que a lavanda traz benefícios à saúde do ser humano, auxiliando no equilíbrio energético, harmonizando os conflitos internos, atuando, também, de diversas maneiras positivas no corpo físico. Diferentes autores publicaram breves estudos sobre a lavanda; todos são unânimes em citar os seus efeitos, embora com pequenas divergências, mas nem todosfalam das suas propriedades. Contudo, a leitura de uma extensa relação bibliográfica possibilitou corroborar o que já a Aromaterapia vem preconizando: o conhecimento sobre a lavanda reveste-se de suma importância tanto para o usuário quanto para o Naturólogo.



Palavras-chave: Lavanda. Lavandula officinalis. Naturologia. Aromaterapia.


INTRODUÇÃO

A graduação no curso de NaturologiaAplicada é norteada pelas áreas humanas, biológicas e da saúde. Para Hellmann, Wedekin e Dellagiustina (2008), o curso aborda o ser humano de forma integral, como uma unidade coerente e indivisível. Segundo Rodrigues (apud MARTINS; HAGEN, 2007), o naturólogo é um novo profissional que utiliza uma visão multidimensional do indivíduo, levando em conta a sua singularidade, embora o considere em suatotalidade física, psíquica e emocional. São também considerados os hábitos dos indivíduos, as suas crenças pessoais e os seus costumes, além de suas relações com o ambiente e a sociedade.
Para Rohde (apud HELLMANN; WEDEKIN; DELLAGIUSTINA, 2008), a Naturologia Aplicada compreende, em seus princípios, a concepção sistêmica da vida, que se baseia na interrelação e interdependência de todosos fenômenos – físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais do ser humano. Através dessa visão integradora, o próprio conceito de saúde depende essencialmente da relação entre o indivíduo e suas amplas relações com o meio ambiente, em contínua atividade e mudança, como resposta criativa do organismo físico aos desafios da vida.
A Naturologia Aplicada se propõe a intervir nossistemas cibernéticos de regulação orgânica no intuito de organizar toda a variedade de funções corporais em busca da homeostase (CIDRAL, 2008), por meio de práticas naturais, entre elas: Hidroterapia, Reflexoterapia, Massoterapia, Cromoterapia, Geoterapia, Arteterapia, Musicoterapia, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia Floral.
No presente estudo, destaca-se a prática da Aromaterapia, definidapelo uso terapêutico dos óleos das plantas aromáticas (BERWICK, 2002). Tais óleos são encontrados em pequeninas glândulas localizadas tanto nas partes externas quanto nas mais profundas das raízes, caule, folhas, flores ou frutos de um vegetal (PRICE, 1999). Esses óleos “são formas altamente concentradas de energia herbácea e representam a alma, ou força vital, da planta” (BERWICK, 2002, p.13).O óleo essencial de lavanda (Lavandula officinalis) é um dos mais indicados pelos terapeutas e um dos mais utilizados pela Aromaterapia. Consequentemente, há sobre esse óleo extensa e crescente bibliografia passiva a seu respeito.
Conforme Silva (2001), o nome Aromaterapia surgiu quando o químico francês René Maurice Gattefossé, na cidade de Grasse, no sul da França, fazendo experiências de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aromaterapia
  • aromaterapia
  • Aromaterapia
  • aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia
  • Aromaterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!