Arnold gesel

1228 palavras 5 páginas
Anatomofisiologia

A Anatomofisiologia tem como objecto de estudo o conhecimento integrado da estrutura e fisiologia do aparelho locomotor e do seu sistema de regulação, o sistema nervoso. Pretende desenvolver-se nos alunos a capacidade de interpretação, análise e intervenção nos fenómenos anatomofisiológicos inerentes ao movimento e actividade física...
Este será um dos melhores sites de anatomia do corpo humano de sempre. Será totalmente em português para uma melhor compreensão da anatomia funcional estrutural de todo aparelho locomotor humano.

Anatomia humana é um campo especial dentro da anatomia. Ele estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano, deixando o estudo de tecidos para a histologia e das células para a citologia. O corpo humano, consiste de sistemas, que são formados de órgãos, que são constituídos de tecidos, que por sua vez são formados por células.

ANATOMOFISIOLOGIA DO JOELHO
O joelho, do latim Genu, é um complexo articular que envolve as seguintes estruturas ósseas: * Fémur; * Tíbia; * Rótula.
O joelho é a articulação intermédia do membro inferior e é a maior do corpo, sendo ela constituída segundo a maioria dos autores, nomeadamente por Kapandji e Magee, por três articulações: a tíbio-femural, a fémuro-rotuliana e tíbio-peroneal superior.
Contudo, Norkin, não considera a articulação tíbio-peroneal superior como parte do complexo articular do joelho, uma vez que não está contida no interior da cápsula articular do joelho.
Do ponto de vista mecânico, Kapandji considera o joelho é um caso surpreendente, visto que deve conciliar dois imperativos contraditórios: * Possuir uma grande estabilidade em extensão máxima; * Adquirir uma grande mobilidade a partir de certo ângulo de flexão.
O joelho resolve estas contradições graças a dispositivos mecânicos extremamente sofisticados; porém, como as suas superfícies possuem um encaixe frouxo, condição necessária para uma boa mobilidade, ele está sujeito a entorses e

Relacionados

  • expressoes motora
    14638 palavras | 59 páginas
  • Dicionario de sociologia
    126159 palavras | 505 páginas
  • A grande transformação(karl polany)
    125834 palavras | 504 páginas