arnazemagem

570 palavras 3 páginas
Qualquer nação que busca uma representação significativa no cenário econômico mundial e uma afirmação positiva no processo de crescimento de sua infra-estrutura é a criação de estruturas sólidas que estabeleçam padrões de crescimento e o surgimento de fatores internos que propiciem um ambiente de credibilidade às instituições nacionais.

As características fundamentais dessas estruturas presentes, principalmente, em países desenvolvidos fundamentam-se em princípios políticos e econômicos que garantem às empresas operarem de forma eficiente. Nesses países, os riscos são milimetricamente calculados, os custos previsíveis, a carga tributária coerente às atividades e os orçamentos garantidos aos setores e à manutenção de seus atendimentos aos clientes internos e externos.

Não obstante, o Brasil tem investido em condições, ainda que de forma tímida, ou até mesmo, tenta acompanhar a dinâmica dos países estruturados política e economicamente, em ações estratégicas com objetivos e metas traçados em longo prazo, mantendo assim a política econômico e o equilíbrio dos investimentos financeiros internos e externos.

Desta forma, se estabelece uma cultura desenvolvimentista, nos setores ativos da economia brasileira, com a introdução de programas que incentivem o crescimento e que também, busquem “destravar” o processo de alavancagem interna. Wanke (2003; 56), destaca “o período de cerca de dez anos, que se iniciou com a implementação do plano real em 1994 , representou uma época de grandes avanços para a logística brasileira”.

Tais investimentos convergem no sentido de se conseguir uma eficiência maior na sua competitividade oferecendo preços melhores dos produtos ofertados e um aumento na qualidade de atendimento às necessidades de consumo interno e externo por meio das exportações. O setor produtivo e o sistema de escoamento de toda a produtividade passam a obedecer a uma lógica, fazendo uso da gestão pró-ativa, pautada em serviços eficientes de transportes,

Relacionados