ARMP Giro dos Estoques Itens Obsoletos Rupturas Lead Times

2119 palavras 9 páginas
1. Giro dos Estoques
O grade mérito do índice de rotatividade do estoque é que ele representa um parâmetro fácil para a comparação de estoques, entre empresas do mesmo ramo de atividade e entre classes de material do estoque.
Para fins do controle deve-se determinar a taxa de rotatividade adequada à empresa e então compará-la com a taxa real.
É bastante recomendável que, ao determinar a taxa de rotatividade, se estabeleça um índice para cada grupo de materiais que corresponda a uma mesma faixa de preço ou consumo.
O Giro do Estoque nada mais é que a quantidade de vezes que ele foi renovado, ou a parcela de produtos que tiveram que ser repostos. De maneira geral, quanto maior o Giro do Estoque, melhor. Pois isso quer dizer que mais produtos foram vendidos e por isso eles tiveram que ser renovados mais vezes.
1.1 Média de Estoque
Existem duas maneiras básicas de calcular a média do estoque: pela quantidade e pelo valor dos produtos.
Pela quantidade de produtos: Deve-se somar o número de produtos no início do período de análise com número de produtos no final do período analisado e dividindo por dois.
Pelo valor dos produtos: Se for para calcular a média geral e possui produtos variados no estoque, a melhor maneira é fazer a média pelo valor, usando a mesma lógica, mas convertendo o número de produtos para o valor deles.
1.2 Como calcular o giro do estoque
Para calcular o giro do estoque, é preciso dividir as vendas pela média do estoque. Também podendo fazer o cálculo pela quantidade de produtos ou pelo valor total de todos os produtos do estoque, assim como é feito na média de estoque.
1.3 Tempo médio do giro do estoque
Para saber de quanto em quanto tempo seu estoque foi renovado você pode calcular o tempo médio do giro do estoque, necessita-se que divida o número de dias do período analisado pelo número de vezes que ocorreu o giro do estoque neste mesmo período.
1.4 Critérios de avaliação
O critério de avaliação será determinado pela política de

Relacionados