Armazenagem de Mercadorias

Páginas: 20 (4878 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO

Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenare área disponível, entre outros parâmetros 
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se às características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condiçõesoperacionais, como por exemplo, a selectividade do produto e a quantidade de itens a armazenar. 










2. OBJETIVO

O principal objetivo do armazenamento é otimizar o seu espaço disponível o máximo possível, proporcionando uma movimentação rápida e fácil desde a etapa do recebimento até a sua expedição. Quando se fala em armazenagem deve se prestar muita atenção em alguns cuidadosessenciais, como definir um local que será ou não um layout apropriado, adotar políticas de preservação utilizando embalagens apropriadas aos produtos, monitoramento da temperatura e umidade dentro dos parâmetros adotados pela empresa, tendo como referência as indústrias produtoras das matérias primas e manter sempre o almoxarifado organizado e limpo. A segurança contra furtos e incêndios são tambémimportantes para segurança dos produtos armazenados.
Através da otimização da armazenagem nos almoxarifados se obtêm uma máxima utilização do espaço e dos recursos disponíveis como equipamentos e pessoas, organização, proteção e rápida acessibilidade aos itens em estoque, dessa forma cumprindo um importante papel que é satisfazer as necessidades dos seus clientes.
O conceito de armazenagem estásofrendo modificações consideráveis passando do significado tradicional de empilhamento, que exigem muita mão-de-obra para a movimentação dos materiais, para a sofisticação atual das estruturas de grande altura, com estritos corredores de movimentação e empilhadeira de grande elevação. O objetivo dos depósitos é maximizar a utilização de sua capacidade e de garantir o acesso imediato a todos os pontospara armazenar ou retirar os produtos.
Mediante essas mudanças em relação ao almoxarifado pode-se observar que as empresas que não buscarem qualificar sua mão-de-obra, conhecerem e utilizarem os modernos equipamentos para o armazenamento e distribuição de materiais, além da implantação de novas técnicas de controle de materiais e planejamentos das estruturas físicas dos armazéns ideais para cadatipo de produção, não conseguem reduzir seus custos de armazenamento, consequentemente seus produtos finais não terão um preço competitivo e perderão espaço no mercado para os seus concorrentes. (BALLOU, 2007)

3. AS ATIVIDADES QUE COMPÕEM A ARMAZENAGEM SÃO
3.1 Recebimento: é o conjunto de operações que envolvem a identificação do material recebido, analisar o documento fiscal com o pedido, ainspeção do material e a sua aceitação formal.
3.2 Estocagem: é o conjunto de operações relacionadas à guarda do material. A classificação dos estoques constitui-se em: estoque de produtos em processo, estoque de matéria – prima e materiais auxiliares, estoque operacional, estoque de produtos acabados e estoques de materiais administrativos.
3.3 Distribuição: está relacionada à expedição domaterial, que envolve a acumulação do que foi recebido da parte de estocagem, a embalagem que deve ser adequada e assim a entrega ao seu destino final. Nessa atividade normalmente precisa-se de nota fiscal de saída para que haja controle do estoque.
4. VANTAGENS DA ARMAZENAGEM
A armazenagem quando efetuada de maneira correta pode trazer muitos benefícios, nos quais traz diretamente a redução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controlo e Armazenagem de Mercadorias
  • recebimento e armazenagem de mercadoria
  • ARMAZENAGEM E ESTOQUE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS
  • A Mercadoria
  • Mercadoria
  • Mercadorias
  • Mercadoria
  • A mercadoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!