armazem

Páginas: 6 (1447 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Armazém
Armazém vem do árabe al-mahazan. Um armazém é um local onde são depositados matéria-prima, produtos acabados ou semiacabados que aguardam para serem distribuídos. O armazém regula o fluxo destes mediante à oferta e a procura por parte de todos os interessados, sejam eles, os que consomem o produto, os que fabricam ou, os que vender e/ou comercializam.
O armazém recebe a mercadoria,separa, organiza de forma a conservá-las para que não sofram danos e, também, realizam o picking e a expedição.
Os armazéns também podem ser classificados, pois, depende muito da mercadoria que será armazenada ali. Estes podem ser:

Armazém de produção:
Tudo o que envolve a produção de um produto. Por exemplo: matéria-prima, peças vindas de outros lugares e, até mesmo do exterior, reservas dematerial e, também, para abastecimento.

Armazém de material auxiliar:
Materiais e ferramentas que auxiliam na produção. Este armazém também pode ser chamado Almoxarifado.

Armazém de mercadorias:
Armazém onde são depositados os bens da empresa e investimentos próprios, material antigo e, também, faz expedição.


Armazém de líquidos:
Armazém para líquidos em geral em diferentes tipos dereceptáculos, conforme o produto.

Armazém de distribuição:
Armazém para quantidade e volume elevados de produtos. Enumeração dos itens para reparos. A evolução do armazém de distribuição é o “Centro de distribuição” que, será explanado mais adiante.

Construindo um armazém
Para construir um armazém é fundamental fazer o planejamento sem deixar escapar nada, ou seja, todos os detalhes devemser analisados, considerando o espaço físico para que com este consiga-se atender o volume de mercadorias; a organização para estruturar a mobilidade no armazém facilitando a recepção das mercadorias.
Existem algumas considerações imprescindíveis a serem feitas ao se planejar um armazém. Por exemplo:
Estimar o tempo de uso, ou seja, por quanto tempo será utilizado o armazém.
Para que não hajaproblemas, o terreno deve ser maior que o preciso.
Atentar-se ao comprimento e largura
Portaria longe da construção.
Balança se não na portaria, no mínimo próximo a ela
Planejar o tráfego e os transportes
Áreas de entrada e saída
Locais de embalagem
Corredores
Teto com telhas-termo acústicas, dentre outras considerações.
Para a construção de um armazém deve-se ter o cuidado com osmateriais utilizados evitando um possível incêndio. O armazém deve ser construído longe da cidade e casas e, obviamente, em locai que não ocorram catástrofes naturais como, por exemplo, inundações.
A construção deve ser realizada com material que resista ao calor estabilizando mais a estrutura do armazém. Chão liso facilita a limpeza e este, deve ser antiderrapante. Paredes corta-fogo. Não éaconselhável construção com metal. Não podemos esquecer a ventilação que, podem ser com áreas descobertas no teto ou, até mesmo, painéis de ventilação.
O planejamento da construção dependerá muito do tipo de mercadoria que será armazenada então, sua iluminação, por exemplo, deve ser apropriada e, para tanto estudos são realizados para saber o que é recomendado para cada setor. Para-raios e saídas deemergências são obrigatórios para proteção.

Gestão do Armazém
Um armazém deve ser gerido da melhor maneira possível para que ocorra tudo conforme planejado. A gestão tem por objetivo a diminuição da armazenagem, diminuindo assim, os estoques e, para tanto, se faz necessária a redução do tempo de armazenagem para que a transferência das mercadorias entre o ponto de origem e o destino final sejam maisrápidos, aumentando ao mesmo tempo a rotatividade destas, tornando o manuseio mais prático e fácil e, automatizando o processo para redução da quantidade de paragens.
Para que a gestão seja assertiva, existem algumas técnicas que podem promover a organização de um armazém para que tudo ocorra conforme o planejado. São algumas delas: A ligação/interação entre clientes e fornecedores; evitar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Armazém
  • Armazens
  • Armazém
  • armazem
  • Armazem
  • armazem
  • ARMAZEM
  • armazem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!