Aristoteles

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
 Biografia de Aristóteles
Nascido em Estagira, na Macedônia,Aristóteles (384-322a.C)foi, ao lado de Platão,um dos mais expressivos filósofos gregos da Antiguidade. Há informações de que teria escrito mais de uma centena de obras, sobre os mais variados temas, das quais restam apenas 47, embora nem todas de autenticidade comprovada. Desempenhou extraordinário papelna organização do saber grego, acrescentando-lhe uma contribuição que impactou a historia do pensamento ocidental.
Filho de Nicômaco medico do rei da Macedônia, provavelmente herdou do pai o interesse pelas ciências naturais, que se revelaria posteriormente em sua obras. Aos 18 anos foi para Atenas e ingressou na Academia de Platão, apesar do aviso de que, quem não conhecesse geometriaali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permanecera por vinte anos, com a atuação crescentemente expressiva.
Com a morte de Platão, mesmo com a destacada competência de Aristóteles o qualificava para assumir a direção da academia, a direção foi passada a Espeusipo que começou a dar ao estudo acadêmico da filosofia um viés matemático que Aristóteles(segundo opinião geral, um não-matemático) considerou inadequado, assim Aristóteles deixa a Academia.
Depois da primeira estadia em Atenas, ausentou-se por 12 anos, com uma permanência inicial na Ásia menor, onde se dirigiu ainda solteiro, para uma comunidade de platônicos estabelecida em Assos (Trôade). Ali reinava então sobre Assos e Atarneo, o tirano Hérmias, um eunuco, em cuja corte passoutrês anos. Casou então Aristóteles com Pítias, irmã de Hérmias. Morto este pelos persas retirou-se Aristóteles para Mitilene. Depois do falecimento de Pítias, se casará com Hérpilis, da qual nascerá Nicômaco, a quem dedicará posteriormente o livro Ético a Nicômaco. Pouco tempo depois foi convidado por Felipe II, rei da Macedônia, para ser professor de seu filho Alexandre. O relacionamento deAristóteles e Alexandre foi interrompido quando este assumiu a direção do império macedônico, em 340ª. C.

Em 335 a.C. Aristóteles volta a Atenas e funda sua própria escola em uma área de exercício público dedicado ao deus Apolo Lykeios, daí o nome Liceu. Os filiados da escola de Aristóteles mais tarde foram chamados de Peri patéticos.  Os membros do Liceu realizavam pesquisas em uma amplagama de assuntos, os quais eram de interesse do próprio Aristóteles: botânica, biologia, lógica, música, matemática, astronomia, medicina, cosmologia, física, história da filosofia, metafísica, psicologia, ética, teologia, retórica, história política, do governo e da teoria política, retórica e as artes. Em todas essas áreas, o Liceu coletou manuscritos e assim, de acordo com alguns relatosantigos, se criou a primeira grande biblioteca da antiguidade.
Como o falecimento de Alexandre prematuramente em 323 a.C., com apenas 13 anos de reinado, recrudeceu o sentimento antimacedônico em Atenas, com Demóstenes ativando o partido nacionalista, a situação se tornou difícil para Aristóteles, ele passou a ser perseguido. Foi então que decidiu abandonar Atenas, dizendo querer evitar que osatenienses “pecassem duas vezes contra a filosofia” (a primeira vez teria sido com Sócrates), Aristóteles se dirige a Cálcides, onde sua mãe tinha uma casa.  Ele morreu em Cálcis, na ilha Eubéia de causas naturais naquele ano. Aristóteles nomeou como chefe executivo seu aluno Antípatro e deixou um testamento em que pediu para ser enterrado ao lado de sua esposa.
Mais de 2.300 anos depois desua morte, Aristóteles continua sendo uma das pessoas mais influentes que já viveu. Ele contribuiu para quase todos os campos do conhecimento humano e foi o fundador de muitas áreas novas. Apaixonado pela biologia dedicou inúmeros estudos á observação da natureza e á classificação dos seres vivos. Tendo em vista a elaboração de uma visão cientifica da realidade, desenvolveu a lógica para servir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • ARISTÓTELES
  • Aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!