Aristoteles

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Introdução

Muitas pessoas realizaram feitos durante sua existência que os tornaram famosos e conhecidos em sua época. Porém, com o tempo foram esquecidos pela maioria e mais tarde por todos. São poucos os que conseguem ser lembrados por suas descobertas e maneira de abordar algum assunto depois de tantos anos após a morte.
Aristóteles é um destes poucos homens que mesmo apósmorrer a séculos atrás seu legado se perpetua até os dias atuais. Ele nasceu no ano de 384 a.C. em Estagira, na península macedônica da Calcídica e era um filósofo, o maior pupilo de Platão e professor de Alexandre, o Grande.
Foi um estudioso que falava sobre diversos assuntos como física, metafísica, poesia, música, lógica, retórica, governo, ética, biologia e zoologia. Aristóteles, juntamente comseu professor Platão e Sócrates (professor de Platão) são considerados os fundadores da filosofia ocidental.
Aristóteles procurou se focar em assuntos reais, como o sistema político existente em seu período. E o que era real é o que sentimos e percebemos com nossos sentimentos.









Principal ideia de Aristóteles
Apesar de ter sido discípulo de Platão durante vinteanos, Aristóteles (384-322 a.C.) diverge profundamente de seu mestre em sua teoria do conhecimento. Isso pode ser atribuído, em parte, ao profundo interesse de Aristóteles pela natureza (ele realizou grandes progressos em biologia e física), sem descuidar dos assuntos humanos, como a ética e a política.
 
Para Aristóteles, o dualismo platônico entre mundo sensível e mundo das idéias era umartifício dispensável para responder à pergunta sobre o conhecimento verdadeiro. Nossos pensamentos não surgem do contato de nossa alma com o mundo das ideias, mas da experiência sensível. "Nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos", dizia o filósofo.

Isso significa que não posso ter ideia de um teiú (lagarto) sem ter observado um diretamente ou por meio de uma pesquisacientífica. Sem isso, "teiú" é apenas uma palavra vazia de significado. Igualmente vazio ficaria nosso intelecto se não fosse preenchido pelas informações que os sentidos nos trazem.
 
   Mas nossa razão não é apenas receptora de informações. Aliás, o que nos distingue como seres racionais é a capacidade de conhecer. E conhecer está ligado à capacidade de entender o que a coisa é no que ela tem deessencial. Por exemplo, se digo que "todos os cavalos são brancos", vou deixar de fora um grande número de animais que poderiam ser considerados cavalos, mas que não são brancos. Por isso, ser branco não é algo essencial em um cavalo, mas você nunca encontrará um cavalo que não seja mamífero, quadrúpede e herbívoro.




Lógica

A Lógica de Aristóteles, que ocupa seis de suas primeiras obras,constitui o exemplo mais sistemático de filosofia em dois mil anos de história. Sua premissa principal envolve uma teoria de caráter semântico desenvolvida por ele para servir de estrutura para a compreensão da veracidade de proposições. Foi por meio de sua lógica que se estabeleceu a primazia da lógica dedutiva. 
Aristóteles sistematizou a lógica, definindo as formas de interferência que eram válidase as que não eram - em outras palavras, aquilo que realmente decorre de algo e aquilo que só aparentemente decorre; e deu nomes a todas essas diferentes formas de interferências. Por dois mil anos, estudar lógica significou estudar a lógica de Aristóteles.
A lógica, como disciplina intelectual, foi criada no século IV a. C por Aristóteles. Sua teoria do silogismo constitui o cerne de sua lógicae através dela tenta caracterizar as formas de silogismo e determinar quais deles são válidas e quais não, o que conseguiu com bastante sucesso. Como primeiro passo no desenvolvimento da lógica, a teoria do silogismo foi extremamente importante.

As quatro causas

Para Aristóteles uma coisa é o que é devido a sua forma. Como, porém, o filósofo entende essa expressão? Ele compreende a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • ARISTÓTELES
  • Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!