Arist teles Política excertos

6297 palavras 26 páginas
ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Nova Cultural, 2004. (Os Pensadores).

Livro I

A observação nos mostra que cada Estado e uma comunidade estabelecida com alguma boa finalidade, uma vez que todos sempre agem de modo a obter o que acham bom. Mas, se todas as comunidades almejam o bem, o Estado ou comunidade política, que é a forma mais elevada de comunidade e engloba tudo o mais, objetiva o bem nas maiores proporções e excelência (Política, Livro I, 1, 1).

Isso fica evidente quando examinamos a matéria segundo nosso princípio: o método analítico. Acostumamo-nos a analisar outras coisas composta até que não possam mais ser subdivididas; façamos o mesmo com o Estado e com as partes que o compõem (Política, Livro I, 1, 3).

Em primeiro lugar, deve haver união entre os elementos que não podem subsistir uns sem os outros; por exemplo, homem e mulher (Política, Livro I, 2, 4).

[...] aquele que pode antever, pela inteligência, as cosias, é senhor e mestre por natureza; e aquele que com a força do corpo é capaz de executá-las é por natureza escravo (Política, Livro I, 2, 4).

[...] o primeiro ponto a considerar é a família. Hesíodo tem razão ao dizer: “Primeiro o lar, a esposa e um boi para o arado”, uma vez que o boi é o escravo dos pobres (Política, Livro I, 2, 6).

A família e a associação estabelecida por natureza para suprir as necessidades diárias dos homens [...] (Política, Livro I, 2, 7).

[...] quando várias famílias estão unidas em certo número de casas, e essa associação aspira algo mais do que suprir as necessidades cotidianas, constitui-se a primeira sociedade, a aldeia. A forma mais natural de aldeia parece ser uma colônia de famílias com filhos e netos dos quais se diz que forma “criados com o mesmo leite”. Por causa dessa composição, seu governo era inevitavelmente monárquico; é por esse motivo que as cidades-Estado helênicas foram, originalmente, governadas por reis [...] (Política, Livro I, 2, 7).

Quando várias aldeias se unem numa única

Relacionados

  • resumo
    73852 palavras | 296 páginas
  • Aristóteles - obras completas - mesquita, antonio pedro
    251654 palavras | 1007 páginas
  • A história concisa da Filosofia
    197550 palavras | 791 páginas
  • desafios do impresso ao digita
    146354 palavras | 586 páginas