Aristóteles

Páginas: 9 (2186 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
ARISTÓTELES



2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Considerado um dos maiores pensadores da antiguidade, Aristóteles estabeleceu um sistema filosófico que tinha a pretensão de abranger todas as áreas do conhecimento.
Seu sistema estabelece as condições metafisica do mundo, enumera as explicações sobre o mundo natural, fazendo pesquisar empíricas detalhadas nas áreas da biologia,botânica e zoologia, assim como conduz seus pensamentos para política, a arte e a lógica.
Sua conduta era mais experimental que a platônica e sua influência foi tão decisiva que durante certo período da idade média podia até ser conhecido como “o” filósofo.
Para dar conta de todos os seus objetivos, sua obra acabou ficando muito vasta. Abordaremos, um panorama geral da filosofia aristotélica quepermitirá localiza-la na historia do pensamento.

2.2 Objetivos Específicos
Evidenciar a vida e projeto filosófico de Aristóteles, seus trabalhos, a crítica a Platão, a visão aristotélica do mundo, “o ser” e sua teoria do conhecimento.

3.Justificativa
O estudo sobre a Filosofia Antiga nos coloca em contato com a base, com a fonte da busca racional de respostas para diversos problemas semrespostas. Aristóteles foi um dos primeiros filósofos, e suas teorias influenciaram toda a busca racional por respostas no Ocidente. Assim, estudar este filósofo é importante para que busquemos esclarecer as razões para o surgimento da Filosofia como busca racional por respostas. Esclarecer o porquê de essa atividade, a Filosofia, ter se tornado o principal veículo de indagação ao longo daHistória Ocidental é procurar entender como funciona a nossa atividade racional.

Problematização e Desenvolvimento
Aristóteles - Vida e projeto filosófico
Foi estudante da academia de Platão por 19 anos e discípulo brilhante do mestre. Todavia, acaba por romper com os ensinamentos platônicos. De fato, Aristóteles sai em busca de sua própria filosofia, a partir de uma crítica ao pensamento de Platão,principalmente no que diz respeito à teoria das formas/ideias. Aliás, os sistemas platônicos e aristotélicos são as duas vias principais de conhecimento e formam um núcleo da discussão filosófica da antiguidade e também da idade média, proporcionando interpretações diferentes e, eventualmente, até mesmo rivais.
Nascido em Estagira, na Macedônia, Aristóteles tinha pai médico, da corte do reiAmintas II, e é possível que, por conta disso, o próprio filosofo possa ter tido algum conhecimento prático de medicina. Esse fato pode ter alguma relação com seu interesse por pesquisar empíricas em geral e pela biologia em particular.
Quando completa 18 anos, muda-se para Atenas a fim de estudar na academia de Platão. Contudo, quando seu mestre morre, em 349 a.C; Aristóteles deixa a academiapossivelmente por discordar da postura daquele que ficou com a liderança da instituição (Espeusipo) e muda-se para fundar sua própria instituição de ensino de filosofia: O liceu, também localizado em Atenas.
Nesse novo espaço, Aristóteles costumava dar suas aulas enquanto caminhava com seus alunos; por conta disso sua escola foi conhecida como “peripatética” do grego peripatos que quer dizer caminho.Aristóteles foi tutor de Alexandre, o grande, e como começava a haver na Grécia um sentimento anti-macedônico acaba deixando Atenas e falece em Calclis em 322 a.C.
Crítica a Platão
Sua critica a filosofia de Platão concentra-se na teoria das Ideias e sua noção de dualismo.
Em Platão temos, assim, dois mundos distintos: X, que simboliza o mundo inteligível, só apreendido pelo intelecto, e Y,simbolizando o mundo sensível, cujo acesso se dá pelos sentidos.
Aristóteles vai afirmar que caso a relação de X e Y seja interna, ou seja, uma relação na qual existisse continuidade entre dois mundos não haveria problema, pois assim os dois mundos estariam juntos, ou seriam apenas um. Contudo, esse não é o caso: na filosófica platônica os mundos x (inteligível) e y (sensível) estão separados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • ARISTÓTELES
  • Aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!