Aristóteles

Páginas: 8 (1811 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
ARISTÓTELES
Filho de Nicômaco, médico e amigo do rei de Amintas II da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, até à morte do Mestre. Nesse período, estudou também os filósofos pré-platônicos, que lhe foram úteis na construção doseu grande sistema.
Ao ingressar na Academia platônica - que viria a frequentar durante vinte anos aproximadamente - Aristóteles já trazia, como herança de sues antepassados, acentuado interesse
Aristóteles fundou sua escola – Liceu. Ficou malvisto pelos atenienses e chegou a ser acusado de ateísmo. Para evitar a condenação, retirou-se voluntariamente para Eubéia. Aristóteles faleceu, apósenfermidade, no ano seguinte, no verão de 322, com pouco mais de 60 anos de idade.
Aristóteles foi um homem de cultura, dedicado aos estudos e a pesquisas, que acabaram isolando-se da vida prática, social e política. A atividade literária de Aristóteles foi vasta e intensa.
 
 
Aristóteles diverge profundamente de Platão quanto à sua teoria do conhecimento.
 "Nada está no intelecto sem antes terpassado pelos sentidos”.
Conhecer é perceber o que acontece sempre ou freqüentemente.
A razão abstrai, ou seja, classifica, separa e organiza os objetos segundo
critérios.
 
Passados quase quatro séculos de Filosofia, Aristóteles apresenta uma verdadeira enciclopédia de todo o saber que foi produzido e acumulado pelos gregos em todos os ramos do pensamento e da prática considerando essatotalidade de saberes como sendo a Filosofia.
Escreveu com admirável propriedade todos os conhecimentos anteriores e acrescentou-lhes o trabalho próprio, fruto de muita observação e de profundas meditações. Escreveu sobre todas as ciências, constituindo algumas desde os primeiros fundamentos, organizando outras em corpo coerente de doutrinas e sobre todas espalhando as luzes de sua admirávelinteligência.
 
a.  Escritos lógicos
b.  Escritos sobre a física
c.  Escritos metafísicos: compilação feita, após sua morte, à luz de seus apontamentos e manuscritos, referentes à metafísica geral e à teologia
d.  Escritos morais e políticos
e.  Escritos retóricos e poéticos
 
As obras de Aristóteles revelam um grande rigor científico pormeio de exposição e expressão breve, clara, pontual e aguda.
 
 
Filosofia não é um saber específico sobre algum assunto, mas uma forma de conhecer todas as coisas, possuindo procedimentos diferentes para cada campo das coisas que conhece.
 Cada saber, no campo que lhe é próprio, possui seu objeto específico, procedimentos específicos para sua aquisição e exposição, formas próprias dedemonstração e prova. Cada campo do conhecimento é uma ciência (ciência, em grego, é episteme).

Aristóteles afirma que, antes de um conhecimento constituir seu objeto e seu campo próprios, seus procedimentos próprios de aquisição e exposição, de demonstração e de prova, deve, primeiro, conhecer as leis gerais que governam o pensamento, independentemente do conteúdo que possa vir a ter.

O estudo dasformas gerais do pensamento, sem preocupação com seu conteúdo, chama-se LÓGICA. Aristóteles foi o criador da lógica como instrumento do conhecimento em qualquer campo do saber.

A lógica não é uma ciência, mas o instrumento para a ciência. É indispensável para a Filosofia.
Os campos do conhecimento filosófico

2. CLASSIFICAÇÃO ARISTOTÉLICA:
- Ciências produtivas: estudam as práticas produtivasou as técnicas, isto é, as ações humanas cuja finalidade está para além da própria ação - todas as atividades humanas técnicas e artísticas que resultam num produto ou numa obra. São elas:
Arquitetura (cujo fim é a edificação de alguma coisa), economia (cujo fim é a produção agrícola, o artesanato e o comércio, isto é, produtos para a sobrevivência e para o acúmulo de riquezas), medicina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • ARISTÓTELES
  • Aristoteles
  • Aristóteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!