Aristóteles

Páginas: 4 (908 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
Aristóteles
Nascido em Estagira, uma cidade localizada na Calcídica no ano 384 a.C. falecendo em Atenas no ano 322 a.C.. Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.Seus escritos abrangiram diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Igualmente a Platão e Sócrates,Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes e sendo um dos fundadores da filosofia ocidental.Seu ponto de vista sobre as ciências físicas influenciou profundamente o cenário intelectualmedieval, e esteve presente até o Renascimento.
Era filho de Nicómaco, médico pessoal do rei Amintas II, e de Féstias. Pela causa da morte do pai e mãe muito cedo acabou sendo educado por um tutor.Cerca de 366 a.C., com 17 anos, Aristóteles foi para Atenas e entrou como estudante para a Academia de Platão, onde permaneceu até a morte de de seu mestre, ou seja, durante 20 anos. QuandoAristóteles chegou à Atenas, conheceu na Academia de Platão, Euxódio, Heráclides e Xenocrates.
Após a morte de Platão em 347 a.C., Aristóteles vai para Tróada, em Assos, onde passou três anos. Em 336, Filipe daMacedônia é assasinado. Alexandre sobe ao trono e prepara a sua expedição ao Oriente. O termo Peripatéticos, que significa aqueles que passeia, aplicado aos discipulos de Aristóteles, provém dohábito comum à maioria das escolas daquela época, que tinham os estudantes de discutirem enquando passeavam. Aristóteles ensinou 12 anos no Liceu onde havia uma biblioteca com coleções de animais e plantas.Quando Alexandre morre, o partido antimacedónico adquire poder e aristóteles passa a ser considerado suspeito por ter celebrado Hérmias, em honra do qual escrevera um Hino à virtude, como se setratasse dum Deus.
Refugiou-se em Cálcia pelo fato de se sentir ameaçado pela condenação de Sócrates morrendo ali com perto dos 63 anos em 322 a.C.
Aristóteles começou a escrever sua teorias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • ARISTÓTELES
  • Aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!