Aristóteles

Páginas: 4 (914 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2011
Quem foi 
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C emMetaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida.
Com 18 anos de idade,Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia poucoconhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregosTales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado deum triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.Atribui-se também a ele o desenvolvimentoda tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentosmatemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.
Alguns pensamentos (frases) de Pitágoras:· Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.· Todas as coisas são números.· Aquele quefala semeia; aquele que escuta recolhe. · Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. · Educai as crianças e não será preciso punir os homens.· A melhor maneira que ohomem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus. · A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus. · Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aristóteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • Aristoteles
  • Aristóteles
  • ARISTÓTELES
  • Aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!