Aristóteles, platão e sócrates

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2012
Biografia de Aristóteles:
Aristóteles (384 a.C – 322 a.C) foi um filósofo grego. É um dos pensadores com maior influência no pensamento e na cultura ocidental. Elaborou um sistema filosófico no qual abordou e pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes como a física, metafísica, política, retórica, lógica, biologia, zoologia, música, estética e psicologia. Foi aluno do filósofoPlatão.
Aristóteles nasceu na cidade de Estagira, região da Grécia. Aos 17 anos foi estudar com o filósofo Platão. Porém, a teoria de Aristóteles, de forma geral, é uma refutação ao seu mestre. Enquanto Platão era a favor da existência do mundo das idéias e do mundo sensível, Aristóteles defendia que poderíamos captar o conhecimento no próprio mundo que vivemos. Este pensamento faz parte de suametafísica, ramo que ele também desenvolveu.
Filho de um médico chamado Nicomâco, Aristóteles teve formação sólida em ciências naturais. Por isso, foi o criador da classificação dos animais, a taxonomia, de grande importância para as ciências até os dias de hoje. Contribuiu muito em sua formação também o seu ingresso na escola de Platão, a Academia, tendo a ciência como elemento fundamental da realidade.Em 336 a.C, Aristóteles fundou o Lykeion, origem da palavra Liceu, onde o mestre costumava ensinar os seus alunos enquanto passeava, daí o nome Peripatéticos (aqueles que passeiam).
Dentre outras realizações do pensamento de Aristóteles, podemos destacar a poética, a psicologia, a astronomia, a lógica e a ética. Nesta última, o filósofo chegou à conclusão de que, as virtudes estão no meio termo,ou seja, devemos nos afastar dos extremos para não sucumbirmos nos vícios e excessos. Na astronomia, concebeu o sistema geocêntrico, que foi referência durante milênios. Na lógica, criou o raciocínio estruturado no silogismo, onde uma conclusão depende de certas premissas prévias. Na psicologia, criou a divisão entre alma (psyché) e intelecto (noûs). Na poética, o filósofo criou o termo mimesis,que significa a imitação daquilo que existe na natureza. Assim, a poética é aquilo que pode tomar forma a partir do que é possível.
É importante ressaltar que Aristóteles foi preceptor de Alexandre, o Grande, grande conquistador responsável pelo império Helênico. Suas teorias políticas foram importantes na formação do imperador.
Aristóteles deixou um grande legado para a cultura e o conhecimentoocidental, sendo influente em praticamente todos os ramos do saber.

Biografia de Platão:
Platão (427 a.C.-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade. Foi considerado um dos principais pensadores gregos. Tornou-se discípulo do filósofo Sócrates. Escreveu inúmeros diálogos e cartas, onde a figura principal é Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos comnossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, onde está o que existe verdadeiramente, as ideias, que só a razão pode conhecer.
Platão (427 a.C.-347 a.C.) nasceu em Atenas, Grécia. Sua família era uma das mais nobres de Atenas. Seu nome era Arístocles, mas recebeu o apelido de Platão, que em grego significa de ombros largos. Recebeu educação especial, estudouleitura e escrita, ginástica, música, pintura e poesia. Era excelente atleta, participou dos jogos olímpicos como lutador.
Desde cedo tornou-se discípulo de Sócrates. apendendo e conhecendo os problemas e as virtudes humanas. Deixou eternizados os ensinamentos do mestre, escreveu inúmeros diálogos e cartas, onde a figura principal é Sócrates. Realizou estudos em várias parte do mundo, foi paraMegara onde estudou Geometria com Euclides, importante matemático da época. Esteve no Egito onde estudou Astronomia. Foi para Cyrene, no norte da África, aperfeiçoar-se em Matemática. Em Crotona, no sul da Itália, manteve contato com os discípulos de Pitágoras, notável filósofo e matemático. Com essa formação desenvolveu suas próprias teorias.
Platão foi um dos mais importantes filósofos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Socrates, aristoteles e platão
  • A vida de Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Aristoteles socrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Biografia aristóteles sócrates e platão
  • Sócrates, Platão e Aristóteles
  • Politica em Sócrates, Platão e Aristoteles
  • Socrates, platao e aristoteles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!