Aristóteles, Galileu, Newton e o movimento

Páginas: 13 (3022 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. Introdução

Estamos todos bastante familiarizados com o fenômeno do movimento. A todo momento vemos objetos se movendo: um carro percorrendo as ruas da cidade; um ciclista passeando em sua bicicleta; um balão ganhando os céus nas noites juninas; uma folha caindo de uma árvore; um avião cruzando os ares; e muitos outros tipos de movimentos. Alguns deles não conseguimos ver diretamente, mas,podemos imaginá-los, como o movimento de uma bala disparada por um revólver, por exemplo.

Um carro e um avião são movidos por algum tipo de motor; o pedalar do ciclista faz a sua bicicleta andar; a força de gravidade obriga a folha a cair; o empuxo eleva o balão. Portanto, o movimento é um fenômeno que podemos explicar facilmente. Será que podemos mesmo?

Pensemos na bala disparada por umrevólver. Sabemos que é uma expansão de gases numa câmara interna da arma que a impele para fora do cano. E depois que sai da arma? Em vez de prosseguir vencendo distâncias, por que simplesmente não cai aos pés do atirador logo depois que atinge a extremidade do cano? Alguma coisa a faz continuar em seu movimento sempre em frente. Que coisa é essa?

Mais de dois milênios atrás, principalmente naGrécia Antiga, os filósofos-cientistas já se preocupavam com a questão do movimento em todas as suas formas. Como sabemos, naquela época não havia automóveis ou aviões, mas já se sabia que para haver movimento era necessário algum tipo de força atuando. Era aparente que os objetos somente podiam se mover quando alguém ou alguma coisa os empurrasse ou puxasse. Mas, por que a folha cai da árvore? (Aforça da gravidade não era conhecida ainda, daí o mistério.) Enquanto está no arco, acionada pelo mesmo, podia-se entender por que a flecha se move; afinal há uma corda empurrando-a. Mas, e depois que deixa o arco? Como é que consegue manter seu movimento?

Questões dessa ordem incomodavam os pensadores deixando-os confusos. O movimento era algo que não conseguiam entender completamente. Equeriam entendê-lo.

2. A teoria aristotélica

É bem possível que o primeiro a fazer um estudo mais organizado e metódico sobre o movimento tenha sido Aristóteles (384-322 a.C.). Em seus estudos e conclusões, como freqüentemente ocorre ainda hoje com as pesquisas modernas, foi bastante influenciado pelas teorias correntes da sua época e pelo contexto em que a filosofia e a ciência se inseriam. Nãoconseguindo explicar o movimento, Aristóteles optou por classificá-lo tentando, assim, aclará-lo. Desta forma, conforme propôs aquele grande pensador, os movimentos pertenciam a duas classes: havia movimentos naturais e movimentos violentos.

Antes, porém, de considerar cada uma dessas classes aristotélicas de movimentos, vamos recordar os conceitos dominantes na época sobre a constituição damatéria, em particular, sobre a natureza dos átomos. Poderemos, então, entender mais facilmente a base do raciocínio de Aristóteles que o levou a desenvolver a sua teoria sobre o movimento.

2.1 A teoria atômica

Desde Demócrito (460-361 a.C.), já se aceitava que a matéria era constituída de pequenos corpúsculos indivisíveis, os átomos. Essas partículas eram consideradas rígidas e perenes. Aspropriedades das diversas substâncias eram determinadas pelo tamanho e forma dos seus átomos. (Demócrito fez mais do que propor uma natureza corpuscular para a matéria. Ele afirmou, ainda, que a alma também era formada por átomos, esféricos e bastante leves. Como o conceito de alma, infelizmente, anda em baixa ultimamente, não tem havido interesse em se especular sobre a sua provável natureza.Conseqüentemente, essa parte da teoria de Demócrito não tem recebido atenção e raras vezes é mencionada.) Mais tarde, Empédocles (490-430 a.C.) aperfeiçoou a teoria de Demócrito afirmando que os átomos podiam ser de quatro tipos. Havia átomos tipo terra, ar, fogo e água. Substâncias diferentes continham quantidades diferentes desses tipos de átomos. Conforme as propriedades de uma substância, haveria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O movimento segundo Aristoteles, Galileu e Newton
  • Movimento segundo aristóteles, galileu e newton
  • Movimento segundo aristóteles, galileu e newton
  • Aristóteles, Galileu e Newton
  • Galileu Galilei, Aristóteles, Isaac Newton
  • Aristóteles e Newton
  • Galileu galilei e isaac newton
  • Física (Galileu, Newton e Einstein)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!