Aristóteles com um busto de Homero

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 17 de abril de 2014
1 – Descrição:
Nesta etapa será exposta uma analise minuciosa sobre a obra.



O personagem da obra esta em pé com vestes pretas, cobertas por outra vestimenta branca, usa um chapéu e uma joia, que possui uma medalha com uma imagem humana, transpassada em seu peito, um anel em seu dedo mínimo e grandes botões metálicos em suas vestes pretas e um brinco dourado em sua orelha esquerda. Ohomem parece ser de meia idade e apresenta uma longa barba que acompanha a feição fechada e um tanto quando pensativa, distante e preocupada de seu olhar, que se justifica também em sua testa franzida, boca fechada e olheiras. Ao fundo há uma cortina, aparentemente de cores claras, mas que se da a impressão de ser escura devido ao forte jogo de sombras presente na obra, atrás dessa há alguns livros.O personagem esta apoiado sobre uma mesa de madeira vermelha, ou que esta coberta por uma toalha vermelha e tem um busto em pedra de um homem no qual esta com sua mão direita, como se quisesse, pelas mãos ler ou absorver a sabedoria do mesmo, que é calvo e com longa barba, aparentemente idoso e com uma fita na cabeça. No canto esquerdo da mesa, atrás do busto há um objeto escuro que não pode seridentificado.
A obra em questão é uma pintura, aparentemente em óleo sobre tela, o que não impede que seja outra técnica. Trata-se de uma obra bidimensional sem uso de ponto de fuga e usa cores de pigmento opaco de baixa energia. O constrangimento do material fica mais nítido nas vestimentas do personagem, no acessório dourado transpassado sobre suas vestes e menos nítida no busto no qual eleesta apoiado e em seu próprio rosto, o que torna a pincelada assumida nos itens em que essa é mais aparente e um tanto quanto disfarçada em sua face, características que fazem da mesma uma obra não genérica, mas sim, particular. Por estar o personagem centralizado verticalmente a obra é classificada como estável.










2 – Contextualização:
Etapa em que a intenção é contextualizar aobra e analisar mais a fundo alguns pontos da mesma.
Através da assinatura da obra pode-se notar que a mesma é de Rembrandt (Rembrandt van Rijn – Holanda 1606 - 1669) e foi assinada em 1653. Rembrandt, foi um dos maiores nomes da historia da arte europeia e o mais importantes da Holanda. Sua contribuição e crescimento artístico acompanharam o crescimento do seu país e ocorreram no século de ourodos países baixos, período em que vários setores - economia, ciência e artes - holandeses atingiram seu ápice e levaram os países baixos a serem a primeira potencia capitalista do ocidente. A obra de Rembrandt tem duas fases características que permitem que a classifiquemos em uma determinada escola artística, porem antes merece ser analisada:
- Primeira fase: evidente influencia de mestres dapintura barroca como, o italiano, caravaggio. Suas obras apresentam fortes contrastes de iluminação, dando alta dramaticidade às pinturas de sua maioria com temática bíblica e mitológica.
- Segunda fase: também de grande influencia de caravaggio por sua forte expressão de tons dourados, a justaposição entre sombra e luz fica ainda mais forte o que torna o efeito em questão não apenas técnica depintura, mas também plano espiritual da pintura e caracteriza melhor a introspecção dos personagens.
Por barroco entende-se a escola artística que representava os contrastes e conflitos vividos na época. a revolução religiosa que ia contra os abusos da igreja e os ideais renascentistas (que visam colocar o homem como o centro do universo) ecoavam em um mundo em que a igreja dominava as artes, asciências e até as vontades das pessoas. É um período de choque entre o sacro e o profano, em que as contradições se expressam De forma muito clara na pintura, o jogo de sombras e luz que as obras de Rembrandt representa é um bom exemplo.
A biografia de Rembrandt apresenta dados sobre sua obsessão por antiguidades, sendo que em um período de dificuldades financeiras uma grande venda se fez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Homero
  • Homero
  • Homero
  • Homero
  • HOMERO
  • Homero
  • Homero
  • Homero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!