Argumentos

Páginas: 3 (554 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Argumento de Autoridade: a conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder oupolítico, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese.
Argumento por Causa e Conseqüência: para comprovaruma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de conseqüência (os efeitos). Observe:
Argumento de Exemplificação ou Ilustração: a exemplificação consiste no relato de umpequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos. Veja o texto abaixo:Argumento de Provas Concretas ou Princípio: ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem serusados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios (de domínio público).
Exemplificação: apresentação de exemplos e acontecimentos semelhantes para a tese defendida. São casos concretos que mostram,na prática, as vantagens ou desvantagens de um determinado ponto de vista. Não é recomendável, porém, que seja o único recurso de argumentação.
Ressalva: é mostrar que se reconhece, em parte, aforça de um argumento contrário, procurando, porém, diminuí-lo.
Raciocínio dedutivo: Sua forma mais clara é o silogismo. Raciocínio no qual, através de duas afirmações chega-se a uma conclusão queparece irrecusável.
Raciocínio indutivo: A partir do exame de uma série de elementos particulares, extrai-se um principio de ordem genérica. Vai-se do particular para o geral. É o caso, numa dissertaçãode argumentos baseados em dados estatísticos.
Consenso: é o argumento baseado num principio universal muito aceito ou, pelo menos, aceito no contexto social em que se argumenta. Há consenso em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ARGUMENTO
  • Argumentos
  • Argumentos
  • Argumentos
  • argumentos
  • Argumento
  • Argumento
  • argumentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!