Argumentos contra transgênicos

Páginas: 12 (2870 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
E E DR ALFREDO PUJOL

TRANSGÊNICOS
(Dac Química)

E E DR ALFREDO PUJOL

TRANSGÊNICOS
(Dac Química)

Equipe: Carine de Souza Almeida n° 41
Mateus Eduardo n° 28
Mayara Maria n° 29
Nayara Cadima n° 30
Taina Pedrosa n° 34

3°série A

Sumário:

Introdução _________________________________
O que são ostransgênicos?____________________
Transgênicos e a natureza_____________________
Rotulagem como direito básico_________________
Fome no mundo_____________________________
Transgênicos e as multinacionais________________
Campanha contra o uso de transgênicos no Brasil__
Vocabulário_________________________________
Bibliografia__________________________________Conclusão__________________________________

Introdução:

Este trabalho foi elaborado exclusivamente para o debate sobre transgênicos, a equipe irá debater contra o uso dessa técnica, e nas próximas páginas serão expostos os principais argumentos para a nossa defesa, que foram separados por itens como, por exemplo, o mito que os transgênicos poderão acabar com a fome no mundo, o risco da dominação das transnacionais sobreo países subdesenvolvidos, entre outros.
As palavras sublinhadas têm o seu significado no vocabulário.

O que são produtos transgênicos?

Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinadacaracterística num organismo para outro organismo ao qual se pretende incorporar esta característica.
Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de porcos em seres humanos, de vírus ou bactérias em milho e assim,  Um exemplo é uma nova variedade de algodão, desenvolvida a partir de um gene da bactéria Bacillus thuringensis, que produz uma proteína extremamente tóxica a certos insetos e vermes.Outros, mais ousados, incluem feijão de corda resistente à seca, soja com anticorpos contra o câncer, alface e tomate com proteína antidiarreica e animais transgênicos com leite enriquecido. 

(Simbologia do alimento transgênico)

Transgênicos e a natureza:

Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, porexemplo, arroz com bactéria.
Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.
O modelo agrícola baseado na utilização de sementestransgênicas é a trilha de um caminho insustentável. O aumento dramático no uso de agroquímicos decorrentes do plantio de transgênicos é exemplo de prática que coloca em cheque o futuro dos nossos solos e de nossa biodiversidade agrícola. Diante da crise climática em que vivemos, a preservação da biodiversidade funciona como um seguro, uma garantia de que teremos opções viáveis de produção dealimentos no futuro e estaremos prontos para os efeitos das mudanças climáticas sobre a agricultura,
Nesse cenário, os transgênicos representam um duplo risco. Primeiro por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicosano a ano. Não por acaso o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008 – depois de cerca de dez anos de plantio de transgênicos – sendo mais da metade deles destinados à soja, primeira lavoura transgênica a ser inserida no País.
Além disso, o uso de transgênicos representa um alto risco de perda de biodiversidade, tanto pelo aumento no uso de agroquímicos (que tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argumentos e Contra-argumentos Bíblicos
  • TRANSGÊNICOS. ARGUMENTOS A FAVOR
  • Argumento favoraveis aos transgenicos
  • Argumentos e contra argumentos de belo monte
  • Contra argumento da defesa de Ferri
  • legalizaçao da maconha- argumentos contra
  • ARGUMENTOS CONTRA O CASAMENTO HOMOSSEXUAL
  • Argumentos contra a liberdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!