Argumentos Contra os Alimentos Transgênicos.

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 7 de junho de 2014
Reações alérgicas
Entre os principais riscos da inserção de um ou mais genes no código genético de um organismo estaria a produção de novas proteínas alergênicas ou de substâncias que provocariam efeitos tóxicos não identificados em testes preliminares. Ou seja, o gene de uma espécie que causa alergia em determinadas pessoas, ao ser transportado para outra espécie, pode provocar atransferência desta característica. Por exemplo, pessoas alérgicas à castanha-do-pará que comerem produtos contendo um tipo de soja transgênica com gene de castanha-do-pará, também poderiam experimentar as mesmas reações alérgicas.
Resistência antibiótica
Outro argumento contrário é o de que a introdução de variedades transgênicas com genes de resistência antibiótica podem prejudicar o tratamento de algumasdoenças em homens e animais. Alimentos transgênicos contendo genes que conferem resistência a antibióticos provocariam a transferência desta característica para bactérias existentes no organismo humano. O DNA transgênico ingerido em alimentos poderia recombinar-se no estômago e no intestino humanos, transferindo às bactérias da flora intestinal propriedades como a resistência a antibióticos. Osdefensores da engenharia genética argumentam que a probabilidade de que ocorra a transferência deste gene é pequena, mas cientistas e autoridades que fazem as regulamentações, afirmam que mesmo o menor risco seria inaceitável.
Poluição genética
A poluição genética, a perda de biodiversidade, o surgimento de ervas daninhas resistentes a herbicidas, o aumento do uso de agrotóxicos e a perda dafertilidade natural do solo estariam entre os principais riscos ambientais. A poluição genética se dá através do cruzamento de variedades transgênicas com variedades selvagens e convencionais. Isso está acontecendo com o milho, no México, e já foi comprovado cientificamente, conforme divulgado pela revista científica britânica Nature (29/11/2001). Os pesquisadores da Universidade da Califórnia emBerkeley (EUA), David Quist e Ignacio Chapela, que assinaram o trabalho, comprovaram que o pólen de milho transgênico fertilizou o milho nativo. Esse cruzamento, alegam os ambientalistas, causa a perda de biodiversidade, sendo irreversível e incontrolável. Um estudo da FAO, um órgão da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, revelou que 75% da biodiversidade dos vegetais jáfoi perdida. Os transgênicos irão acelerar esse processo e causar uma perda ainda maior.



Riscos para a agricultura
As espécies transgênicas são protegidas por patentes, o que significa que o agricultor que a utilizará, terá de pagar royalties para a empresa detentora da tecnologia. A consequência mais imediata será o aumento da dependência do agricultor dessas empresas, isto por que, oagricultor não pode utilizar as sementes do plantio anterior, assim terá que comprar as sementes transgênicas a cada safra. Além disso, é muito difícil “se livrar” totalmente das plantas transgênicas, o que pode ocorrer com qualquer plantação, já que, caso ele não queira mais plantá-las, a chance de ainda nascer uma planta transgênica na plantação convencional existe. Caso isso ocorra, ele poderáser compelido a pagar uma multa e mais royalties.
Existe o risco da contaminação. A contaminação pode ocorrer por meio de insetos ou até mesmo por meio do vento. Assim, se não existir um espaçamento adequado entre as lavouras transgênicas e convencionais, a contaminação pode ocorrer, pegando de surpresa o agricultor no momento da venda.
Aumento das substâncias tóxicas
Existem plantas e micróbiosque possuem substâncias tóxicas para se defender de seus inimigos naturais, que na maioria das vezes, não fazem mal ao ser humano. No entanto, se o gene de uma dessas plantas ou de um desses micróbios for inserido em um alimento, é possível que o nível dessas toxinas aumente, causando mal às pessoas, aos insetos benéficos e aos outros animais. Isso já foi constatado com o milho transgênico Bt,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argumentos contra transgênicos
  • Prós e Contras dos alimentos transgenicos
  • Argumentos e Contra-argumentos Bíblicos
  • alimentos transgenicos
  • Alimentos Transgênicos
  • alimentos transgênicos
  • Alimentos transgénicos
  • Alimentos transgenicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!