ARGUMENTO

Páginas: 4 (825 palavras) Publicado: 24 de junho de 2015
ARGUMENTO DE AUTORIDADE
Faz apelo à autoridade e prestígio de alguém para sustentar uma dada conclusão.
Utilizar-se de tais referências sem fundamento pode confundir o leitor/ouvinte, que acabaráacreditando antes de realizar qualquer julgamento.

Quando digo que tenho razão, penso em Aristóteles, que dizia: “É lícito afirmar que são prósperos os povos cuja legislação se deve aos filósofos.”Tipos de argumento – Fundamentação simples “Os argumentos são recursos linguísticos que visam à persuasão, ao convencimento. O argumento não é uma prova inequívoca da verdade. Argumentar nãosignifica impor uma forma de demonstração, como nas ciências exatas. O argumento implica um juízo do quanto é provável ou razoável.”

Argumento pró-tese: é aquele que utiliza a razoabilidade e a coerênciacomo fundamento de validade, ou seja, o argumento pró-tese é aquele que desenvolve explicação razoável para determinada questão relevante do raciocínio argumentativo. É extraído dos fatos reaiscontidos no relatório e a estrutura ideal para desenvolvê-lo é: tese + porque + e também + além disso.

Ex.: O hospital foi negligente porque utilizou água contaminada no tratamento de hemodiálise depacientes renais, e também não comunicou o fato à secretaria de saúde. Além disso, mesmo após ter conhecimento do alto índice de contaminação por bactérias, continuou a utilizá-la, colocando em perigoiminente, pois, a vida dos pacientes. Argumento de autoridade: é aquele que invoca o prestígio dos atos ou juízos de uma determinada pessoa ou grupo. Constituído com base nas fontes do Direito, empesquisas comprovadas. Deve-se atentar para os conceitos de polifonia, paráfrase e citação.

Argumentos de Oposição Estrutura do argumento de oposição concessiva Operador argumentativo Concessivo Ponto devista contrário à tese defendida Ponto de vista favorável à tese defendida Embora... ...não exista lei que obrigue alguém a ser pai, nem que garanta reaproximações indesejadas, ... ... a Justiça...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argumentos
  • Argumentos
  • Argumentos
  • Argumentos
  • argumentos
  • Argumento
  • Argumento
  • argumentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!