Argumento de autoridade X autoridade do argumento. Pedro Demo

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
ARGUMENTO DA AUTORIDADE X AUTORIDADE DO ARGUMENTO


O autor busca demonstrar a que a aquisição do conhecimento é extremamente importante em diversos aspectos. Ele demonstra que o exercício da política, por exemplo, exige o conhecimento.
O pensamento, a argumentação, entre outras características são necessário para o convívio em sociedade. Além disto possibilita que o homem defenda-se contra aautoridade do argumento e não sobre o argumento de autoridade.
Para o autor o conhecimento também se constituiu em uma atividade política.
O conhecimento também abra as portas para que o homem possa exercer a cidadania.
É possível extrair da obra que o conhecimento questionador pode proporcionar o debate, haja vista que o conhecimento possibilita a imposição da autoridade com o conhecimento decausa.
O autor destaca que o argumento de autoridade esteve em alta até o fim da Idade Média. Neste período a Igreja controlava o Estado, ou ao menos tinha forte influencia sobre ele, mas certamente podia controla a conduta das pessoas.
Este controle era baseado na ideia de que existia uma força divina. E que esta força divina deveria ser temida e respeitada pelo homem.
Existia um grandemistério sobre essa força, eis que extrapolava a capacidade de entendimento dos indivíduos.
Em seguida surgiu o modernismo e as ideias de Darwin.
Neste momento, a autoridade passa a exigir maior argumentação para ser respeitada ou aceita.
Para o autor neste aspecto temporal o argumento de autoridade não devia valer, mas acaba valendo”.
Destaca que a própria ciência é o grande exemplo, como anecessidade de citações em trabalhos científicos, em que a citação de algum autor consagrado tem mais mérito que o todo. O argumento de autoridade passa a valer também como ciência, pelo motivo que a ciência também é autoritária.
Observa-se que o homem tem limitações, assim, conclui-se que o seu conhecimento também tem limites.
É certo que os existem saberes específicos e, como é impossível sabertudo de tudo, quem tem conhecimento técnico especifico, acaba sendo o portador da autoridade.
Contudo, esta ideia acaba sendo contraposta, eis que por ser argumento de autoridade, é possível que seja falso, e incontestável pela falta de argumentos contrários.
O autor ressalta que o problema estaria no momento onde se tem apenas a autoridade, sem o argumento.
Neste cenário, até a ciência podetornar-se autoritária no momento em que derruba todas as outras autoridades, para se tornar a única autoridade.
Infelizmente, pode ocorrer, assim como ocorre, situações em que a sociedade aceita as ideias da ciência sem nenhum tipo de contestação, sem discussão, apenas como sendo paradigma universal, ou em outras palavras como sendo uma verdade absoluta.
É indubitável que o livro demonstra que oconhecimento pode estar bem mais próximo do poder que a verdade.
Certamente o poder é inerente ao conhecimento.
Uma das ideias do livro, esta presente e possui o ponto fundamental no controle do argumento de autoridade e na sua efetiva possibilidade.
Assim, o argumento de autoridade não pode ser eliminado, mas controlado, a fim de que não seja o único a prevalecer, tornando-se a única referência.Já na fase do pós-modernismo, conseguiu-se associar à ciência a autocrítica.
Ficou notório, da leitura da obra, que o autor destacou que ciência autocritica tinha o poder de realizar a flexibilização de paradigmas.
Já era moderna a ciência acabou sendo contraditória, inclusive criando dúvidas de crenças da religião, postando-se como a única com capacidade de desvendar a realidade, e acaboupor não deixar espaço para dúvidas, o próprio pesquisador descobre e não reconstrói a realidade.
Nenhuma teoria é capaz de explicar toda a realidade, porque a realidade é efêmera.
A epistemologia cria suas verdades negando, ao contrário da face que confirma, assim acaba tendo maior imposição, tanto que a própria ciência tem mais força “na desconstrução do que na construção”.
O conhecimento é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento livro argumento de autoridade x autoridade do argumento pedro demo
  • Fichamento: “argumento de autoridade x autoridade do argumento” de pedro demo.
  • argumento de autoridade X autoridade do argumento
  • Resenha Livro Argumento da Autoridade X Autoridade de Argumento
  • Fichamento
  • argumento de autoridade
  • Ficha resumo da obra "argumento de autoridade x autoridade do argumento"
  • Argumentos de autoridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!