Argumentação

Páginas: 22 (5441 palavras) Publicado: 2 de abril de 2012
Título : 7-a: A argumentação
Conteúdo :
 
ARGUMENTAÇÃO
 
O “jogo” argumentativo é dinâmico, instável, Não existindo o argumento “correto” e sim o argumento “predominante”. Sequer existe o argumento “incorreto”, mas apenas uma fundamentação deficiente.
Mas o que é argumentar?
Argumentar é oferecer razões para sustentar um ponto de vista, teste, ou conclusão. Argumentar é diferente dediscutir, na medida em que a argumentação visa a convencer o adversário e não eliminá-lo. O objetivo de todo o discurso argumentativo é modificar o comportamento do auditório, ou seja, provocar uma atitude ou crenças novas ou alterar atitudes ou crenças existentes. |
            O processo argumentativo consiste essencialmente em duas atividades: persuasão e refutação.
Persuadir é propor um ponto devista ou posição e argumentar a favor dela, propondo razões que se julgam pertinentes.
Refutar é atacar os argumentos do opositor. Consiste em apresentar contra-argumentos.
As ideias/valores do produtor do texto são materializadas. Neste momento, sob o prisma de argumentos (opiniõesfundamentadas), isto é, diante de um tema polêmico (aquele que pressupõe uma discussão, em que há sempre apossibilidade de mais de uma posição sobre o ponto em debate), apresenta-se uma tese (tomada de posição diante do tema), que, apoiada na escolha e ordenação desses argumentos, convencerá o público-alvo.
Logo, diz-se que argumentar
 
 
... é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando.(...) Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro. (...) Mas em queconvencer se diferencia de persuadir? Convencer é construir algo no campo das ideias. Quando convencemos alguém,esse alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. (ABREU, 2004. p. 25).Para saber mais sobre argumentação e persuasão consulte:
 
 

 
ABREU, Antônio Suárez. A Arte deArgumentar: gerenciando razão e emoção. 7 ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

Dado o seguinte texto,
 
Os muitos fantasmasO encontro de ontem entre o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Mário Amato, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores. Jair Meneguelli, em torno de uma pauta comum de combate à inflação, é revelador do tamanho que ganhou o fantasma da disparada depreços.Meneguelli e Amato, representantes de um pedaço expressivo da sociedade, têm tão tremendas diferenças de opinião a respeito de quase tudo que seria inimaginável vê-los discutindo com proveito qualquer coisa. Mas a presença de um inimigo comum, externo a ambos, colocou-os lado a lado, o que é um primeiro passo positivo.O problema é que subsistem outros fantasmas, além da inflação, a travaro aprofundamento dos contatos entre sindicalistas e empresários. Vicente Paulo da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, aponta um deles: "Os empresários são contraditórios. Falam em pacto, mas gastam um dinheirão para tentar remover da Constituição direitos sociais mínimos".Vicentinho pede "um gesto concreto" de Mário Amato na direção do atendimento de reivindicações dossindicatos.Entre os dois outros interlocutores da mesa tripartite de um pacto contra a inflação - empresários e o governo - pesa a mesma sombra de desconfiança. Os empresários acham que o governo não faz o que deve, em matéria de corte do déficit público, enquanto o governo jura que está fazendo tudo oque pode.Também entre governo e sindicalistas. há uma óbvia desconfiança, a ponto de Vicentinhogeneralizar: "Falta credibilidade tanto por parte do governo como por parte do empresariado". É muito possível que os empresários e o governo achem que a mesma credibilidade deles exigida falte aos líderes sindicais.Fica difícil, nesse terreno pantanoso, caminhar na direção de um acordo que abata oinimigo comum, a inflação. A única perspectiva é a constatação de que algo precisa ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argumentação
  • Argumentação
  • Argumentação
  • ARGUMENTAÇÃO
  • Argumentação
  • Argumentação
  • Argumentação
  • Argumentacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!