Arguementativo : manifesto

388 palavras 2 páginas
O que são gêneros textuais?

O gênero textual, oral ou escrito, é escolhido a partir da finalidade do texto, por isso os exemplos são ilimitados. Os textos, embora diferentes entre si, possuem pontos em comum, pois podem se repetir no conteúdo, no tipo de linguagem, na estrutura. Quando eles apresentam um conjunto de características semelhantes, seja na estrutura, conteúdo ou tipo de linguagem, configura-se o gênero textual, que pode ser definido como as diferentes maneiras de organizar as informações linguísticas, destacando que isso acontecerá de acordo com:
A finalidade do texto;
O papel dos interlocutores;
A situação.

O gênero textual não exclui ou despreza a tipologia textual tradicional (narração, descrição e dissertação), pelo contrário, os aspectos tipológicos são apresentados de forma mais ampla, já que passam a ser analisados a partir das situações sociais em que são usados. Algumas dessas características são: o tipo de assunto abordado, quem está falando, para quem está falando, qual a finalidade do texto, qual o tipo do texto (narrativo, argumentativo, instrucional, etc.).
Características

Manifesto: por meio dele, uma determinada pessoa ou um grupo delas se posiciona firmemente frente a uma problemática de naturezas distintas, sejam elas sociais, políticas, culturais ou religiosas. Tal gênero atua como uma espécie de denúncia acerca de um fato que ainda não é de conhecimento de toda a população, ou ainda pode funcionar como um alerta sobre a possibilidade de um problema vir a ocorrer. Essa modalidade, remotamente cultuada, cumpre a função a que se destina, pois é só lembrarmo-nos do Manifesto Futurista, bem como do Manifesto Comunista, para considerarmos a efetiva recorrência, a qual se estende até os dias atuais.
No que tange à estrutura, pode-se afirmar que o manifesto não se constitui de um aspecto assim tão rígido, quando comparado aos demais gêneros, mesmo porque, com a inovação tecnológica, muitos de seus elementos tiveram que

Relacionados