Argentinossauro Huinculensis

302 palavras 2 páginas
Argentinossauro Huinculensis
Dados do Dinossauro:
Nome: Argentinossauro
Nome Científico: Argentinossauro huinculensis
Época: fim do período Cretáceo
Local em que viveu: América do sul
Peso: 90 a 110 toneladas
Tamanho: 20 metros de altura e 45 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
Habitat: savanas da América do Sul

O Argentinossauro que significa "lagarto da Argentina" foi sem dúvida um dos maiores animais que já existiram na face da Terra. Viveu no período Cretáceo a aproximadamente 90 milhões de anos atrás. Andou por extensos territórios a procura de comida, logo viveu por toda a América do Sul e não só na Patagónia (argentina), onde foram encontrados os seus primeiros fosseis.
Como a quantidade de fósseis encontrados desse dinossauro é extremamente reduzida, pouco se sabe sobre ele. Mas sabe-se que provavelmente andava em manadas junto com os da sua espécie e os mais jovens no centro do grupo para a proteção, visto que como o Giganotossauro que era seu predador natural, deveria preferir os Argentinossauros menores, pois se tentassem caçar um Argentinossauro que superasse os 40 metros, o ataque poderia ser fatal e acabar com metade de sua manada.
As vértebras do Argentinossauros eram muito rígidas e sua flexibilidade foi sacrificada por causa do seu peso. Seus ovos eram do tamanho de uma bola de futebol, e sua cabeça era muito pequena.

Alguns paleontólogos acreditam que Argentinossauro tinha sangue frio e engiria aproximadamente uma tonelada de folhas por dia, pois, se tivesse sangue quente teria que ingerir aproximadamente seis toneladas de folhas por dia. Uma quantidade impossível para ele que tinha uma cabeça pequena.
Mas ainda sim alguns ciêntistas consideram que uma tonelada também era uma grande quantia para ser ingerida diariamente, e sustentam que os “gigantes saurópodes” não fossem nem animais de sangue quente nem frio e sim "gigantotérmicos".

Relacionados

  • Espécies de dinossauros
    20195 palavras | 81 páginas
  • recordes do mundo
    20858 palavras | 84 páginas