argan

Páginas: 12 (2934 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
RESENHA DO TEXTO:
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e Romântico. In: Arte Moderna. Tradução de Denise Bottmann e Frederico Caroti. Capítulo 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (1ª edição italiana – 1988).



O AUTOR E O CONTEXTO DA OBRA
A obra que aqui será referida tem autoria do historiador, teórico de arte e pensador Giulio Carlo Argan. Seguidor de Venturi, inclusive substituindo-ona Universidade de Roma, o autor buscava compreender a essência da arte, seu caminho e sentido na história, assim como faziam seus contemporâneos pensadores. Acreditava que o dever do historiador é pesquisar a fim de entender os fatos que propiciaram os fenômenos artísticos, tendo em mente que eles não acontecem ao acaso e não só transmiti-los, e também por cada fato em sua ordem cronológica, nãosendo possível então escrever história enquanto ela se passa, como disse o próprio Argan.
O livro “Arte Moderna” foi escrito como uma continuidade de 3 volumes anteriores escritos pelo autor de título: “História da Arte Italiana”. Aquele não recebeu o mesmo nome destes, sendo um quarto volume, uma vez que a arte moderna não tem mais como condição básica a arte na Itália. Esta tem seu ponto deinício no Iluminismo e Revolução Industrial que chegaram tardiamente à Península Itálica, mantendo por mais tempo o sistema artesanal. Não se tratando de gosto pessoal, a arte moderna está relacionada fortemente à filosofia de Argan que concebe esta tendo valor na sua produção, a arte sendo fundamentada como trabalho.
"Com a industrialização, esse sistema (artesanal) entra em crise e a artemoderna é a própria história dessa crise." - Giulio Carlo Argan

O CAPÍTULO 1 – Clássico e Romântico
Baseada na relação e ao mesmo tempo oposição desses dois termos clássico e romântico está a Arte Moderna. Estas fazem referência a dois importantes períodos históricos, o clássico, das civilizações grega e romana com ideais de simetria e ordem, voltando-se para a natureza de modo racional e oromântico, ao Românico e Gótico em que se olha para a natureza com um olhar emocional, observando as sensações e sentimentos por ela causadas.
Ambos foram teorizados a partir do século XVIII, fazendo emergir a filosofia da arte, chamada também de estética, substituindo os tratados e preceitos do Renascimento e do Barroco com um nível teórico mais elevado. Se põe em cheque o que é arte e o papel damesma, o ideal de natureza, o belo, entre outras questões que permeiam o meio teórico da época. Não se crê mais no conceito de arte e belo universal, pelo menos não como norma, mas como um modo de ser do espirito humano. A arte como mimese entra em crise, como dualismo entre ordem ideal e artista, intelectualismo e tecnicismo, e se explora e acredita na arte como experiência primária, no fazerartístico, no belo como questão de gosto e na unidade entre arte e artista.
Inicia-se então uma afirmação da autonomia da arte, porém surge um problema quanto a sua função no quadro social e cultural da época e o artista passa a expressar sua vontade própria de fazer algo de seu tempo, atendo-se ao contexto histórico e sendo autor do seu próprio caminho também. Esse modo de agir possibilita uma maiorvariedade de expressão que se torna característica do período.
A partir do Iluminismo, onde tem base o modernismo, a natureza não é mais algo de imutável, modelo universal ou fonte de todo saber. Passa a ser algo explorável e que se altera de acordo com as necessidades do homem já que se trata do “ambiente de sua existência”, toma forma uma realidade da mentalidade do ser humano, adequar o meiode acordo com o que ele gostaria que fosse. Esse pensamento se mostra tanto no Neoclássico, como no Romântico, mostrando que seguem o mesmo pensamento e a divergência está apenas no modo de reagir quanto a isso.
O período da metade do século XVIII ate metade do século XIX, se divide em protoromantico ou pré-romantico, neoclássica e romântica. Porém apesar de serem coisas diferentes não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argan
  • argan
  • Argan
  • argan
  • Argan
  • Resenha Argan
  • Fichamento Argan
  • Fichamento Argan

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!