ARGAMASSA

Páginas: 8 (1810 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015

FACULDADE INGÁ
Mantida pela Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda.
CREDENCIADA PELA PORTARIA N.º 1908/99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1999.



ARGAMASSA



Academico: Renato Timoti da silva RA: 10622.13
Reinaldo Tilhaque RA: 10082.13
RenanBigotto RA: 10453.13
Ysabela Thaiz RA: 10526.13








Turma: C 2°ano de Engenharia Civil Professora: Marisa Nagano

Maringá 15/09/2014.

ARGAMASSA






Trabalho apresentado aocurso de Engenharia Civil, da Faculdade Ingá, na disciplina de Materiais de Construção, como requisito parcial de avaliação do 4° bimestre, sob orientação do (a).
Professora: Marisa Nagano.








Maringá 15/09/2014.

INTRODUÇÃO E OBJETIVO:
São misturas íntimas de um ou mais aglomerantes, agregados miúdos e água. Além dos componentes essenciais da argamassa, podem vir adicionados outros, com o fimde conferir ou melhorar determinadas propriedades.
Assim como o concreto, a argamassa é empregada em grande escala no Brasil, onde a mesma é uma mistura homogênea formada, de acordo com a NBR 13281/2005, por aglomerante(s) inorgânico(s), agregado(s) miúdo(s), água e podendo ou não conter, aditivos; sua utilização está direcionada para revestimento e assentamento de pisos e alvenarias. Segundo oEng. Fernando Henrique Sabbatini (1990) as principais funções das argamassas de revestimento, são, além de sua função estética, fornecer a estrutura proteção contra a ação de agentes agressivos, como também auxiliar as vedações no isolamento termo acústico e na estanqueidade à água. 
Apesar das argamassas serem de suma importância como já visto, seu controle no canteiro de obra é precário, tendoem vista que os conhecimentos acerca do material em questão são transmitidos através, em certos casos, dos próprios operários da obra. Portanto, submeter à argamassa a testes realizados em laboratório é essencial para manter seu controle, logo o responsável técnico terá consciência da dosagem a ser utilizada em distintas ocasiões. A trabalhabilidade da argamassa é uma característica importante,tendo que uma argamassa considerada não trabalhável pode acarretar em atrasos na execução, e, consequentemente, em retardos no cronograma; tem por objetivo estudar o método de determinação do índice de consistência da argamassa a ser utilizada na realização de ensaios necessários a caracterização do material.
As argamassas são empregadas para assentamento de tijolos, blocos, revestimentos, etc.Servem ainda para revestimento das paredes e tetos, e nos reparos de peças de concreto. A escolha de um determinado tipo de argamassa está condicionada às exigências da obra.

ARGAMASSAS DE CIMENTO:
Podem ser usadas em estado de pasta (cimento e água) para vedações ou acabamentos ("nata") de revestimentos, ou com adição de areia.
A adição de areia torna-as mais econômicas e trabalháveis, retardandoa pega e reduzindo à retração.
Devido à pega rápida do cimento (em torno de 30 minutos) as argamassas com esse aglomerante devem ser feitas em pequenas quantidades, devendo ser consumidas neste período.
RESISTÊNCIA MECÂNICA:
As argamassas de cal são pouco resistentes, sua resistência à compressão aos vinte e oito dias varia de 0,2 a 0,6 Mpa podendo-se tomar um valor médio de 0,4 Mpa.
RETRAÇÃO:As argamassas de cal apresentam redução de volume que será maior se as porcentagens de água e cal forem elevadas. A ocorrência de fissura nas argamassas de cal recém-colocadas é devido à secagem muito rápida pela ação do sol e do vento.
ESTABILIDADE DE VOLUME:
Os defeitos que podem ocorrer no reboco são devido à ação do intemperismo ou devidos à falta de estabilidade de volume.
RESISTÊNCIA AO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassas
  • Argamassa
  • argamassas
  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!