Argamassa

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 22 de fevereiro de 2015

CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA EM ELETRÔNICA E INFORMÁTICA.







Traço de Argamassa



Walison Nunes Calaço
Turma: Edificações – EDI 01
Turno: Manhã




Fortaleza – CE
20 deFevereiro de 2015
Sumário


INTRODUÇÃO 3

METODOLOGIA 4

RESULTADOS 5

CONCLUSÃO 6

















INTRODUÇÃO

No meio da construção civil, vários matérias predominam compapel fundamental para a realização de obras. O caso das argamassas não é diferente e possui diversas utilidades: serve diretamente para construção de casas, edifícios, impermeabilizarem superfícies,reboco, assentar tijolos e pisos, além de dar acabamento.
As argamassas, assim como o concreto, também são moles nas primeiras horas, e endurecem com o tempo, ganhando elevada resistência edurabilidade. Seus principais componentes são: cimento (é um pó fino que, em contato com a água, tem a propriedade de unir firmemente), areia (grãos duros que precisam estar livres de torrões, barro, galhos,folhas) e água (precisa estar limpa para utilização).
















METODOLOGIA

O ensaio foi realizado com o intuito de mostrar o traço de argamassa adequado para reboco. Noprocedimento foi utilizado 3kg de cimento, 3kg de arisco, 9kg de areia, uma betoneira de 120 litros, peneira 4,8’, água e aditivo.
Depois do peneiramento da areia, pesagem de todos os materiaisutilizados, foram todos colocados na betoneira para serem misturados com adição de 2.600 ml de água e 20 ml de aditivo (a adição de aditivo neste traço, com essas quantidades de substâncias, causa perda deágua no traço).


















RESULTADOS

Vê-se que a aparência da argamassa pronta é densa, no entanto, o resultado obtido não é satisfatório, pois foi usada areia grossa notraço, ao invés de areia fina, deixando também com uma aparência granulosa. A causa do erro foi à escolha errada da peneira para o peneiramento da areia e do arisco, substâncias essenciais para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argamassa
  • Argamassas
  • Argamassa
  • argamassas
  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassa
  • ARGAMASSA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!