ARGAMASSA

Páginas: 22 (5317 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Argamassa





























CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO

A argamassa pode ser conceituada como um material complexo, constituído essencialmente de materiais inertes de baixa granulometria (agregados miúdos) e de uma pasta com propriedades aglomerantes, composta por minerais e água (materiais ativos), podendo ser composto, ainda, porprodutos especiais, denominados aditivos.
A NBR 13529 define a argamassa para revestimento como sendo “uma mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento”. Nesta mesma norma brasileira são definidos outros termos usuais envolvendo o revestimento executado à base de cimento e cal, ouambos, quanto ao campo de sua aplicação. Podem-se encontrar definições como:

Adições: materiais inorgânicos naturais ou industriais finamente divididos, adicionados às argamassas para modificar as suas propriedades e cuja quantidade é levada em consideração no proporcionamento;
Argamassa de cal: argamassa preparada com cal como único aglomerante;
Argamassa de cimento: argamassa preparada comcimento como único aglomerante;

Existem também as pastas e natas. Suas diferenças em relação a argamassa são que as pastas são misturas de aglomerantes mais água, sendo pouco usadas devido ao seu preço elevado e aos efeitos secundários causados pela retração. Já as natas são pastas preparadas com excesso de água, sendo um exemplo as natas de cal, usadas nos revestimentos e pinturas, enquantoque as natas de cimento são utilizadas para ligação das argamassas nas superfícies lisas (chapisco) e em rachaduras de peças de concreto.



HISTÓRICO

Apesar de os romanos terem muito mais reconhecimento pelo uso de argamassas, a história da criação e utilização deste material remonta de tempos muito mais antigos. Atualmente, acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, ondeusava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Apesar deste estigma, é interessante verificar a existência de elaborados rebocos em civilizações anteriores à romana.

1. ÍNDIA
Na Índia, por exemplo, encontramos as primeiras argamassas hidráulicas, no século II a.C., no tempo do imperador Ashoka, na cidade de Vidisha. Muito perto desta região, em Madhya Pradesh,encontramos a mais antiga stupa da Índia, encomendada por aquele imperador. O edifício original era constituído por uma semiesfera em tijolo, coroada por um elemento ornamental de pedra chamado chhatra.
A stupa foi vandalizada e reconstruída em pedra, no século II AC. Foi então coberta de uma argamassa constituída por cal, areia, pó de tijolo, resina natural (retirada das árvores) e açúcar, queresistiu, em parte, até aos nossos dias. A espessura deste revestimento era inicialmente de um pé (30,48 cm); hoje, porém, encontra-se claramente reduzida pelo efeito do tempo (cerca de 12 a 15 centímetros).
Analisemos então o estaleiro e o processo de fabricação de argamassas ainda hoje praticado nesta região: é feita uma abertura de um sulco no solo, forrado ou não de pedra, com uma profundidadede cerca de meio metro e uma largura de cerca de 40 centímetros, desenhando uma circunferência, cujo diâmetro pode variar de estaleiro para estaleiro; neste sulco, em toda a extensão periférica, são colocados os materiais constituintes da argamassa: areia, leitada de cal, pedaços de tijolo, frutos (resinas naturais), etc.. Uma mó de pedra, pronta a deslizar sobre a base daquele sulco, é presa auma estaca colocada no centro da circunferência. Uma vez acionada por tração animal, a referida mó vai moendo e misturando os componentes previamente colocados no sulco.
2. GRÉCIA

Os gregos também se diferenciaram na utilização de argamassas, sendo que tiveram seu destaque nas obras hidráulicas, como aquedutos, cisternas e portos. Os Gregos foram exímios utilizadores das pozolanas naturais, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassas
  • Argamassa
  • argamassas
  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!