Argamassa

Páginas: 22 (5481 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013

Contrapiso autonivelante

Sem etapas de espalhamento e adensamento, acabamento superficial depende do preparo da base. Juntas devem coincidir com as previstas na base

Reportagem: Gisele Cichinelli

Este tipo de contrapiso é indicado para reabilitar, regularizar e nivelar pisos industriais internos e externos de tráfego moderado. De aplicação rápida e simples, cria uma superfície lisa,plana e de acabamento fino. Antes, no entanto, é preciso verificar as condições da base para tratamento de fissuras e cavidades acentuadas, bem como demarcar os panos de acordo com as juntas de dilatação.
Observar a quantidade de água indicada pelo fabricante garante a fluidez da argamassa, que deve obrigatoriamente passar pelo teste de espalhamento. O consumo é de aproximadamente 1,7 kg/m² pormilímetro de espessura.
FERRAMENTAS E EPIs

Óculos, capacete, protetor auricular, luvas, máscara, vassoura de pelo, rastelo, fita de polietileno expandido, demarcador, broxa e sapatilha de prego. Fresadora. Aspirador de pó. Misturadora mecânica e bomba

Fresadora
Aspirador de pó
Misturadora mecânica e bomba
 

Passo 1
Verifique as condições do substrato, que deve estar livre defragmentação, resíduos, revestimentos, manchas de óleo ou de elementos químicos, tendo fissuras e cavidades acentuadas previamente tratadas e regularizadas.

Passo 2
Prepare a base com fresamento ou polimento com disco de vídea. A raspagem deve ser feita em sentidos cruzados.

Passo 3
Primeiro com uma vassoura e depois com o aspirador, remova o pó resultante da raspagem.

Passo 4
Aplique oselante em duas demãos, respeitando o intervalo de secagem - geralmente de quatro horas - entre as camadas. O espalhamento pode ser feito com uma vassoura de pelos nova e limpa.
DICA

Esta é a aparência da base já raspada e limpa. A correta limpeza é fundamental para a boa aderência da argamassa ao substrato.
 


Passo 5
Para demarcar o local de aplicação da argamassa autonivelante, faça oisolamento dos elementos laterais. No caso deste passo a passo, as paredes e os apoios da estrutura da cobertura. O isolamento é feito com fita de polietileno expandido nos cantos inferiores.

Passo 6
O contrapiso deve seguir os panos já delimitados pelas juntas da base. Assim, demarque a base com a disposição das juntas de dilatação do contrapiso.

Passo 7
Para verificar a fluidez daargamassa, realize o teste de espalhamento (slump flow test). Neste caso, a equipe de obra contava com um gabarito nivelado. No entanto, basta seguir as orientações do fabricante.

Passo 8
Com a camada seladora seca, aplique a mistura sobre toda a base, respeitando a espessura final definida em projeto.
DICA

Note que desde o momento do lançamento o operário já estava usando a sapatilha depregos. Isso porque a argamassa começa a reagir imediatamente, exigindo rapidez no processo de remoção de bolhas.
 
DICA

Caso o ar não seja adequadamente removido, ele será liberado durante o processo de cura, podendo resultar em um mau acabamento da superfície.
 

Passo 9
Imediatamente após a aplicação, passe um rolo quebra bolhas ou um rastelo denteado sobre toda a extensão do local queacabou de receber a argamassa. O objetivo é remover o ar aprisionado na argamassa.

Passo 10
Espere 24 horas até o endurecimento do piso, retire o demarcador de juntas e recorte as rebarbas da fita de polietileno expandido. Antes de eventual pintura, é recomendável lixar a superfície.
Apoio técnico: Natanel Bernardo da Silva, instrutor técnico, e Marcelo Coutinho, gerente de produto da WeberSaint-Gobain.
 

Contrapiso

Para que cumpra sua função de regularizar a base, o contrapiso precisa ter o nível bem definido e ser bem compactado

Reportagem: Juliana Martins


O acabamento em contrapiso é necessário tanto para ambientes que serão revestidos com cerâmica, quanto para aqueles cujo acabamento final será o piso cimentado. Nesses casos, no entanto, o espaço não pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassas
  • Argamassa
  • argamassas
  • Argamassa
  • Argamassa
  • ARGAMASSA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!