Argamassa impermeável

Páginas: 10 (2382 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução

As argamassas impermeáveis são em sua maioria fabricadas em processos industriais, sendo encontradas prontas para uso. Na sua composição, existem além do cimento e areia em diferentes proporções, diferentes aditivos químicos que conferem a impermeabilidade a esta matriz cimentícia.
O principal tipo de argamassa impermeável é a argamassa polimérica, que consiste em ummaterial bicomponente geralmente um elemento em pó e outro líquido que proporciona completa proteção a muitas solicitações de umidade.
A sua origem consiste na mistura de cimentos especiais com diferentes características não comercializados na construção, com adição de dispersões sintéticas de polímeros e cargas minerais, que promovem uma camada de proteção altamente aderente, estável e impermeável.O maior problema destas argamassas é a pouca resistência aos agentes atmosféricos, não sendo recomendada a sua exposição, em virtude das diferentes reações que podem surgir por meio de seus componentes, sendo necessária a cobertura com uma pintura ou camada de proteção.
Existem vários tipos de argamassas poliméricas disponíveis no mercado da construção, sendo que podem aparecer comoutros nomes e funções específicas, como os cimentos poliméricos, os cristalizantes, bloqueadores hidráulicos, argamassas de secagem rápida com aditivos especiais.











1- Argamassa polimérica

1.1- Conceito

A argamassa de cimento Portland é um excelente material de construção devido ao seu fácil manuseio, produzindo uma massa plástica que pode ser lançada o moldada de forma etamanho pré-determinados quando endurecida.
Sendo um produto fabricado pelo próprio engenheiro, deve apresentar características e propriedades compatíveis com a finalidade a que se destina. Entretanto, a argamassa tem demonstrado certas limitações com relação à resistência à tração na flexão, absorção de água, abrasão. etc.
Contudo, novos materiais de construção têm sido investigados em várioslaboratórios por todo o mundo, entre eles a argamassa polimérica, na qual a tecnologia da argamassa de cimento é combinada com polímeros. A Introdução de polímeros nas argamassas de cimento Portland pode ser feita da seguinte maneira:
a) impregnação de uma argamassa normal de cimento Portland endurecido por monômero, seguido de polimerização e obtendo a argamassa impregnada de polímero;
b)mistura de monômero com agregado, seguido de polimerização após moldagem e adensamento, obtendo a argamassa de resina ,
c) introdução direta de um monômero ou polímero na argamassa e no amassamento, seguido de cura e polimerização após a aplicação, obtendo a argamassa polimérica.

1.2- Histórico

O conceito de argamassa polimérica, teve seu início em 1923, quando a primeira patente do processofoi efetuada por Cresson e se referia à utilização de borracha natural no concreto de cimento aplicado a calçamentos, onde o cimento era utilizado como carga. A primeira aplicação com intenção de produção de um cimento e polímero foi a patente de Lebefure na qual também se usava a borracha natural através de um método racional de mistura, o que é relevante do ponto de vista histórico, haja vista queem 1925, uma idéia similar foi patenteada por Kirkpatrick.
Entre os anos 20 e 30, o conceito de cimento e polímero foi sendo desenvolvido, utilizando-se um látex de borracha natural, quando em 1932 foi sugerido pela primeira vez a utilização de látex de borracha sintética por Bond, sendo que a primeira utilização de látex de acetado de polivinila em argamassa de cimento e polímero foi efetuadapor Rodwell em 1933.
Em síntese, a década de 30 foi o divisor entre o uso de látex de borracha natural para o látex de borracha sintética ou de resina na argamassa de cimento e polímero.
Nos anos 40, várias patentes de sistemas com látex sintéticos foram publicadas, tais como de policloropreno e látex de éster poliacrílico.
Também, as argamassas modificadas com acetato de polivinila foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • impermeavel
  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassa
  • Argamassas
  • Argamassa
  • argamassas
  • Argamassa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!