Argélia

Páginas: 8 (1901 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
Argélia
aspectos geográficos (localização, nome oficial, idioma oficial, etc);
políticos (acontecimentos recentes, regimes políticos, etc);
econômicos (principais atividades, base econômica, etc);
sociais e demográficos (Indici Gini, IDH, população, etc);
naturais, ambientais e culturais (folclore, pratos típicos, costumes, etc).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arg%C3%A9liahttp://www.brasilescola.com/geografia/argelia.htm
http://www.portalbrasil.net/africa_argelia.htm
http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/argelia
http://www.industriahoje.com.br/as-10-maiores-reservas-de-gas-natural-do-mundo
Geografia
A República Democrática e Popular da Argélia (Al-Jumhuriya al-Jaza'iriya ad-dimuqratia ash-sha'biya) está atualmente localizada na região noroeste da Áfricado Norte, no litoral norte, faz parte do Magrebe e tem como capital Argel, que fica ao norte do país, próximo da costa do Mediterrâneo. Por ter uma superfície de 2.381.741 km², era considerado o segundo maior país da bacia do Mediterrâneo e o segundo mais extenso de todo continente africano, mas após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul, passou a ser considerado o maior e mais extenso daÁfrica. Ela faz fronteira terrestre com a Tunísia (ao nordeste), a Líbia (a leste), o Níger, o Mali (ambos ao sul), a Mauritânia, o Saara Ocidental (ambos a sudoeste) e o Marrocos (ao oeste), dando o total de 6.343 km de fronteira.
Ela tem duas regiões geográficas principais, uma situada na região norte e a outra na região sul, onde fica o deserto do Saara. A região localizada ao norte é composta porquatro zonas: uma pequena faixa de planície acompanhando a costa do Mediterrâneo; a região da cadeia de montanhas do Atlas, que possuem um clima mediterrâneo e solo fértil abundante; a região semi-árida e parcamente povoada do Chotts, o qual contém lagos salgados (chotts), nela se localizam em maior número os criadores de ovelhas e cabras; e a região das montanhas do Atlas do Saara, que é compostapor uma série de montanhas e massivos, é uma região semi-árida e usada principalmente como pastagem.
Poucos lugares na Argélia são férteis, entre eles está Tell, situada ao sul da costa, já o resto da área é acidentada e montanhosa, além do fato de haver terremotos ao norte da Argélia, onde alguns já causaram grandes devastações. Grande parte do país tem clica árido e quente (árido subtropica),como por exemplo as cidades Argel, Oran e Constantina e o deserto do Saara. Apenas a região norte tem clima mediterrâneo, fazendo com que o país tenha poucos bons portos. A temperatura ao longo do ano varia de 9ºC (em janeiro) a 30ºC (em agosto). Nas montanhas, o inverno é bem rigoroso, por causa da altitude, é o caso dos montes Atlas. Já no verão e em grande parte do ano, ocorra muito o siroco,que é um vento quente carregado e pó e areia.
Demografia
A Argélia tem um total de 32.531.853 habitantes (em 2006) ficando em 34º no ranking de países mais populosos do mundo, segundo a ONU. Sua densidade demográfica é de 13,65 hab./km², tendo um crescimento demográfico de 1,80% por ano e uma fecundidade de 2,38% de filhos por mulher, que é uma das mais baixas da África. Deles, 57,7% vivem naregião urbana, enquanto 42,3% vivem na região rural. A expectativa de vida de homens e mulheres é de 72,3 anos, atingindo a posição 93° no ranking de países de maior expectativa de vida do mundo. A mortalidade infantil é de 31,1 por mil nascimentos (120° colocado do mundo) e o analfabetismo é de 30,1% (posição 135° no mundo). Fora das grandes cidades, a assistência médica é rudimentar.Aproximadamente 90% dos argelinos vivem na região norte, perto da área costeira, e cerca de 1,5 milhão de nômades vivem na região sul, no deserto. Eles descendem dos berberes, que se uniram aos árabes, sendo a maioria mulçumano sunitas. Devido a essa união, atualmente, o islamismo sunita é a religião predominante na Argélia, apenas 1% da população é cristã e cerca de 500 são judeus, pois a maioria fugiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Argélia
  • Argélia
  • Argelia
  • argelia
  • Argélia
  • Argelia
  • Argelia
  • Argélia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!