Arelacaoentreideologiareligiosaeocapitalismodoc 85157

302 palavras 2 páginas
A relação entre ideologia religiosa e o capitalismo

O presente trabalho busca demonstrar,a relação entre a ideologia religiosa e o capitalismo.Segundo estudos do economista e sociólogo alemão Max Weber publicados em seu livro(A ética protestante e o espírito do capitalismo), é investigado sobre os fatores que levaram o capitalismo há um desenvolvimento maior, em países como a Alemanha, Inglaterra,que adotaram hábitos de vida influenciados pelo protestantismo.
Weber ainda levanta a tese de que a ética e as idéias puritanas influenciaram o desenvolvimento do capitalismo.Tradicionalmente, na Igreja Católica Romana, a devoção religiosa estava normalmente acompanhada da rejeição dos assuntos mundanos, incluindo a ocupação economica.
O autor prossegue afirmando que a ética e as idéias puritanas influenciaram o capitalismo.Demonstrou, que certos tipos de protestantismos (em especial o Calvinismo) favoreciam o comportamento economico racional.
Para Calvino (protestantes) o capital, crédito, bancos, grandes comércios são desejados por “Deus” e tão respeitáveis como o salário de um operário ou o aluguel de uma propriedade.O comerciante que procura o lucro, exito econômico, trabalho, sobriedade, ordem é um apelo divino, portanto “Santo”.
O livro ainda comenta o fato que em sua maioria os homens de negócios, os grandes capitalistas, os operários de alto nível e o pessoal especializado pertenciam a religião protestante.
Muitos observadores como: Petty, Mostesquieu, Buckle, Keats já haviam comentado a afinidade entre o prostentantismo e o desenvolvimento do espírito comercial.
Ainda buscando Weber, vemos o quanto a ética protetante e o o espírito do capitalismo exerceram influência decisiva no desenvolvimento do capitalismo representavam uma justificativa religiosa para o trabalho e acumulação de capital.
Finalmente entende-se que: a ética protestante (calvinista) contribuiu para que se rompessem as amarras do ideologico-religioso que entravavam o

Relacionados