Areiais Movediças

960 palavras 4 páginas
AREIAS MOVEDIÇAS

(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.
(2) Professora do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Introdução
Existem três fatores que podem interferir no escoamento do fluído em questão. O primeiro é que a pressão que age nas extremidades da tubulação podem ser diferentes uma da outra. Segundo, se houver variação na área de secção transversal reta da tubulação acarretará variação na velocidade do fluído. Terceiro, a altura da primeira extremidade pode ser diferente da altura da segunda extremidade, Teorema de Bernoulli.
No experimento observamos o fenômeno do deslocamento da água através do solo, que é chamado de percolação da água. Conhecer como se dá o fluxo da água no solo é muito importante, pois ele é responsável por um grande número de problemas práticos de engenharia.
Através da percolação da água observamos o fenômeno conhecido como areia movediça. Sendo um fenômeno da natureza comum em ambientes com a presença de solos arenosos e muita água, como margens de rios, lagoas, lagunas, manguezais, pântanos, praias e regiões próximas a fontes subterrâneas. Abaixo da superfície, essa água em abundância preenche todos os espaços existentes entre as partículas que formam o solo, saturando-o. O atrito entre os grãos diminui e eles passam a se mover com facilidade - daí a expressão "movediça" - e não sustentam peso.
De acordo com a NBR 6502/1995 que define os termos relativos aos materiais da crosta terrestre, rochas e solos, para fins de engenharia geotécnica de fundações e obras de terra, a areia movediça é uma areia submetida a um gradiente hidráulico crítico, que é o “gradiente hidráulico em que a tensão dentro de uma massa de solo granular é reduzida a zero por um movimento de percolação ascensional de água”. Não é um tipo de material, mas representa uma condição provocada por fluxo d’água ascendente e tem, praticamente, as propriedades de um líquido.
Para o experimento

Relacionados