Arduino
Gabriel Pinzon Terres gabrielterres@gmail.com
Lucas Pontes lucaspontes@gmail.com
Faculdades e escolas QI – Analise Desenvolvimento de Sistemas
21 de setembro de 2014
Resumo
Nos dias hoje podemos verificar a necessidade do conforto e a facilidade das pessoas em diversas atividades trazendo maior praticidade, segurança, economia e conforto para o morador, em particular a automação residencial. A automação residencial pode proporcionar aos seus utilizadores o conforto antes não imaginado pelo fato ser facilmente adaptado, através de tecnologias de baixo custo chamado de “Arduino”.
Palavras-chaves: Arduino, protótipo eletrônica de hardware livre.
Abstract
Title: “Arduino”
In the days today we can see the need for comfort and ease of the people in various activities bringing greater convenience, safety, economy and comfort for the residents, particularly the home automation. The home automation can provide their users the comfort not previously imagined by the fact be easily adapted through low cost technology called "Arduino" Key-words: Arduino, electronics free hardware prototype.
1 Introdução
Arduino é uma plataforma de protótipo eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontroladores com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem padrão e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de usar por artistas e amadores.
JORDÃO (2011) nos diz que tecnicamente, podemos dizer que o Arduino é tanto um software quanto um item básico de hardware. Ao mesmo tempo em que ele é um SDK (kit de desenvolvimento de software), é também um ADK (kit de desenvolvimento de acessório). A ideia do Arduino é possibilitar que desenvolvedores criem aplicativos específicos para rodar em um circuito eletrônico básico. A partir de tais circuitos, o Arduino possibilitará a criação de gadgets e eletrônicos de alta qualidade.
Figura 1.1: Diagrama de blocos