Arduino Solucionando Problemas de Prototipagem e Automação

1459 palavras 6 páginas
Arduino
Solucionando Problemas de Prototipagem e
Automação
Ivan Clay Melo de Moura
Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua
Grupo de Sistemas Distribuídos Otimização, Redes e Tempo-Real - GSORT
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA
Salvador, Bahia
Email: ivanclay@ifba.edu.br
I.

R ESUMO

Muitas soluções apresentadas para diversos problemas, eletrônicos ou computacionais, por alguns motivos, normalmente prazo ou custo, necessitam de prototipagem para sua validação.
Então, cinco amigos, seguindo ideologia DIY 1 , criaram o
Arduino, uma placa contendo um microcontrolador capaz de resolver questões de I/O2 , basicamente para resolver problemas de eletrônica e computação, a qual nomearam de Arduino.
Serão tratados neste trabalho aspectos sobre a motivação, problemas e resultados do trabalho de criação do Arduino, e ainda, as aplicações para as quais o projeto pode destinar-se e trabalhos correlatos.
Palavras-chave: Arduino, microcontrolador, prototipagem, automação. II.

Ben Fry e Casey Reas, criado para fins de prototipagem e visualização [2] e o projeto Wiring, de Hernando Barragán, que foi baseado no Processing, e consiste de uma linguagem de programação multi-plataforma e open source para microcontroladores diversos [3], serviram de apoio ao desenvolvimento do Arduino.
III.

O PROBLEMA E O ESTÍMULO DE BANZI

Em 2002, Banzi, foi ensinar novas maneiras de fazer projetos interativos em computação física, que basicamente significa criar objetos interativos que se comunicam com humanos através de sensores e atuadores controlados por um software em um microcontrolador [4], com orçamento limitado e poucas opções de ferramentas, isso foi o estímulo inicial para o nascimento do Arduino [1].

I NTRODUÇÃO

O projeto Arduino nasceu em Ivrea, na Itália e foi criado por Massimo Banzi e quatro amigos, David Cuartielles, Gianluca Martino, Tom Igoe e David Mellis que idealizaram uma placa de

Relacionados