Arcossauros

Páginas: 2 (300 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Archosauria ou Avesuchia constitui um grupo de répteis que começou a ser comum no Triássico médio (± 235 mi) e se espalhou rapidamente por todos os continentes, tornando-se os vertebrados dominantesda época.
Atualmente esse grupo é representado por crocodilianos (jacarés, crocodilos e gaviais) e aves. Contudo, eles eram bem mais diversificados, formados além dos citados anteriormente, pordinossauros (incluindo as aves, que são suas descendentes), pterossauros e outros grupos pouco conhecidos.
Basicamente, os arcossauros são divididos em Crurotorsi e Ornithodira.Acredita-se que surgiram no Permiano, sobrevivido à extinção do final desse período e dominado a Era Mesozóica. Porém, foram extintos no Evento K-Pg (antiga denominação: K-T), deixando somente os crocodilianose as aves como sobreviventes e descendentes.
Crurotarsi: São todos aqueles parecidos com os crocodilos e seus parentes pré-históricos.
Esse grupo se diversificou no Triásssico. Dentro desse clado,há várias subdivisões, distinguindo-se pela morfologia da cabeça e outros. Atualmente, os crocodilos são semi-aquáticos, mas, antigamente esse grupo contava com espécies exclusivamente aquáticas ouexclusivamente terrestres. Além da Ordem Crocodyla, os Crurotarsi incluem também a Aetosauria, a Phytosauria e a Raisuchia. Sendo comuns e diversificados no Triássico, algumas espécies foram extintas nofinal do mesmo período.
Ornithodira: Ou Avemetatarsalia é o grupo que inclui os animais parecidos com dinossauros e seus parentes, ou seja: dinossauros, pterossauros e aves, basicamente. Dinosauria éo grupo mais conhecido de arcossauros. Os dinossauros eram divididos em dois grandes grupos: Saurísquios e Ornitisquios, que se subdividiam em vários outros.
As aves, único grupo ornithodirovivo, variam muito de tamanho, dos ínfimos beija-flores até as avestruzes. Os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros são incluídos na Ordem Passeriformes, constituindo a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!