Arcos da Lapa

Páginas: 2 (370 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
Nome: Ariana de Jesus dos Santos
Curso: Téc. Em Guia de Turismo Professora: Rita
Arcos da Lapa
O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se no bairro da Lapa,no Rio de Janeiro.
Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões postais da cidade, símbolo mais representativo do RioAntigo preservado no bairro boêmio da Lapa.
No século XVII, em 1673, teve início por iniciativa da Câmara Municipal, a construção de canalizações com o objetivo de levar as águas do Rio Carioca àcidade. As águas seguiam por toscas canalizações que desembocavam próximo do Convento de Santo Antonio.
Em 1718, sob o governo de Antônio de Brito Freire de Menezes iniciaram-se as obras de instalaçãodos canos de água através da antiga Rua dos Barbonos (atual Rua Evaristo da Veiga). Sob o governo de Aires de Saldanha de Albuquerque Coutinho Matos e Noronha, em 1720 o encanamento alcançava o Campoda Ajuda (atual Cinelândia), ainda nos arrabaldes da cidade à época.
Mesmo com a obra de melhoria, alguns anos mais tarde, em 1727, registraram-se reclamações de falta d’água na região. Isso seatribuía à ação dos quilombolas (Escravos fugitivos que viviam escondidos na mata), eles rompiam os canos para sua sobrevivência. Sabendo de tal atitude, o governo estabeleceu penas para os atos devandalismo contra a construção.
Na segunda metade do século XIX, durante o Império e, posteriormente, diante do advento da República, novas alternativas para o abastecimento de água aos moradores da cidade doRio de Janeiro foram sendo utilizadas. O aqueduto, a partir de 1896 passou a ser utilizado como viaduto para os novos bondes de ferro da Companhia de Carris Urbanos, principal meio de acesso docentro aos altos do bairro de Santa Teresa, até os dias de hoje.
Conservados pelo poder público, em nossos dias, os antigos arcos coloniais servem de plano de fundo para diversos eventos, como as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcos da lapa
  • lapa
  • LAPA
  • ARCOS
  • ARCOS
  • Arcos
  • arcos
  • Arco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!