arcos da lapa

Páginas: 3 (695 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
Arcos da Lapa, Aqueduto da Carioca ou Arcos da Carioca,
por IPHAN
Descrição:O abastecimento de água para o Rio de Janeiro só foi resolvido no século XVIII, entre 1719 e 1724, com a execução dacanalização das águas das nascentes do Rio Carioca, na administração de Aires Saldanha. Foram incluídas nessas obras a construção de um aqueduto entre os morros do Desterro (atual Santa Teresa) e deSanto Antônio, e de um chafariz com dezessete bicas no atual Largo da Carioca. Entretanto, só no governo de Gomes Freire, é que o aqueduto foi concluído. No final do século XIX, foi convertido emviaduto para os bondes de acesso a Santa Teresa. É uma edificação ciclópica de alvenaria, com dupla arcada, estendendo-se desde as faldas do morro de Santa Teresa, ao pé do convento das Carmelitas, até osremanescentes do morro de Santo Antônio, constituindo um dos mais importantes monumentos da acervo arquitetônico da cidade do Rio de Janeiro.
História do Aqueduto da Carioca
Esta mesmas imagenspictoricas ajudam a contar a história do Aqueduto da Carioca, hoje conhecido como Arcos da Lapa, ajudam também a entender as tranformações do Largo da Lapa e de áreas adjascentes, como Santa Teresa e oantigo Morro de Santo Antonio, que foi quase que totalmente demolido na metade do século 20.
A função do Aqueduto da Carioca era levar agua da nascente do Rio Carioca, colhido no Silvestre junto àSanta Teresa, até o chafariz do Largo da Carioca, abastecendo assim a população da cidade.
O Aqueduto da Carioca foi construído no século 18, entre os anos de 1725 e 1744, tendo as obras sido iniciadaspelo Governador Aires de Saldanha e Albuquerque. A primeira obra do aqueduto havia sido construída com canos de ferro que logo se deterioraram não resistindo à forte corrosão.
Posteriormente, oGovernador Gomes Freira de Andrade, também conhecido como Conde de Bobadela, foi autorizado por uma carta régia no ano de 1744 a reconstruir o aqueduto, de forma sólida e segura em pedra e cal certamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lapa
  • LAPA
  • ARCOS
  • ARCOS
  • Arcos
  • arcos
  • Arco
  • Arcos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!