Arco De Tito Pante O Arqueduto Arco Triunfo

634 palavras 3 páginas
Arco de Tito
O Arco de Tito é um arco triunfal, erguido em comemoração à conquista de Jerusalém pelo imperador Tito Flávio, filho de Vespasiano. Tito comandou as legiões romanas que ocuparam a capital da Judeia em 1 de agosto de 67 d.C. Com esta ocupação, teve início a destruição do Templo de Jerusalém, que seria concluída no ano 70 d.C., acontecimento que foi considerado a realização de uma das profecias de Jesus Cristo. Vê-se esculpido no arco: a mesa do pão ázimo, as trombetas de prata e a Menorá, o candelabro de sete braços, símbolos do judaísmo. Inteiramente em mármore, o Arco de Tito é o mais célebre de Roma. Situa-se no Fórum Romano e foi construído em 81 d.C., medindo 15,4 m de altura, 13,5m de largura e 4,75 de profundidade.
Nele consta a seguinte inscrição: SENATVS POPVLVSQVE·ROMANVS DIVO·TITO·DIVI·VESPASIANI·F(ILIO) VESPASIANO·AVGVSTO
Isto é: "O senado e o povo romano [dedicam] ao divino Tito Vespasiano Augusto, filho do divino Vespasiano".
Os judeus, de Roma ou de qualquer lugar, nunca passaram embaixo do Arco de Tito, até 1948, quando o Estado de Israel foi fundado. Nesta ocasião os judeus de Roma fizeram uma grande parada e passaram embaixo do arco, comemorando a reconquista de sua terra e, claro, a sua sobrevivência ao Império Romano.

Panteão
O Panteão (Pantheon) é o monumento mais bem preservado da Roma Antiga é originalmente politeísta, já que seu arquiteto, Marcus Agrippa, dedicou-o a uma série de deuses. Ao longo de seus mais de 2 mil anos de existência, porém, teve outras serventias religiosas – desde o século 7 é um templo católico – e passou por diversas transformações, parte delas devido aos incêndios que afetaram a edificação. Destacam-se suas grandes colunas coríntias de pedra maciça e os túmulos do rei Vitório Emanuel II e de Rafael.
O grande destaque, porém, é a grande cúpula (rotonda), arrematada por um engenhoso óculo que permite a entrada de luz natural (e de chuva também, diga-se de passagem). A água que entra, aliás, é escoada

Relacionados