Archigran

1581 palavras 7 páginas
ARCHIGRAM
Archigram foi um grupo de arquitetos ingleses formado em 1961 - embora o grupo só tenha adotado o nome de fato em 1963 - com base na Architectural Association School of Architecture, em Londres, cujas propostas buscavam um diálogo mais próximo com o contexto cultural da época. Se inspirou na tecnologia como forma de expressão para criar projetos hipotéticos, na tentativa de resgatar as premissas fundamentais da arquitetura moderna, resguardadas as particularidades da época. O nome de Archigram, nome composto através da união das palavras architectural + telegram, ou aerogram.
O grupo Archigram foi precedido e influenciado por Yona Friedman, arquiteto húngaro que desde o final dos anos 50, dedicou sua atenção ao problema dos arquitetos terem que tomar uma quantidade enorme de decisões de diversas complexidades, de tal modo que lhes era impossível prever a evolução das múltiplas necessidades em permanente mudança. Para ele era necessária uma arquitetura mutável que pudesse ser montada e desmontada conforme a vontade do proprietário. Deveria também possuir estrutura que possibilitasse essa idéia.

arquitetura mutável, Yona Friedman, 1956
Richard Buckminster Fuller (1895 – 1983) nasceu nos Estados Unidos. Foi além de arquiteto, designer, filósofo, artista plástico, engenheiro, escritor, matemático, professor e inventor. A arquitetura para ele deveria ter como objetivo principal, a criação de abrigos versáteis, leves e flexíveis, sendo máquinas de morar capazes de se modificar de acordo com as necessidades de quem as habitava. Para amparar sua idéia, Bukminster Fuller desenvolveu uma teoria denominada “geometria energético-sinergética”. As cúpulas geodésicas projetadas por ele, são a concretização das suas pesquisas no sentido de encontrar o máximo de eficiência na tecnologia das estruturas.

casa autonoma, Buckminster Fuller, 1946
ARCHIGRAM – Os projetos As idéias do Grupo Archigram surgem nos anos sessenta do século XX. Com o advento da

Relacionados

  • Análise da produção arquitetônica no cenário internacional entre os anos de 1950 até os dias atuais
    2846 palavras | 12 páginas
  • Rem Koolhaas
    784 palavras | 4 páginas
  • hoel
    1111 palavras | 5 páginas
  • High Tech Coisas Da Arquitetura
    2200 palavras | 9 páginas