Arcadismo

Páginas: 2 (331 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Arcadismo (setecentrismo ou neoclassicismo)


O Arcadismo foi criado em 1690, por italianos, que reuniam os escritores com a finalidade de combater o Barroco e disseminar os ideais neoclássicos.Também conhecido por Setecentismo (dos anos 1700), este estilo traduz a busca do natural e do simples com a adoção de esquemas rítmicos mais graciosos. Este movimento traduz a crítica da burguesiaculta aos abusos da nobreza e do clero.
Ou até mesmo Neoclassicismo devido ao fato dos autores do período “imitarem”, não de uma forma pura, mas alguns aspectos da antiguidade greco-romana ou o chamadoClassicismo, e também os escritores do Renascimento, os quais vieram logo após a idade clássica.
 O novo modo de analisar a cientificidade e a racionalidade da época árcade fugia das convençõesartísticas da época, já que os escritores retomam as características clássicas, como: bucolismo (busca de uma vida simples, pastoril), exaltação da natureza (refúgio poético, em oposição à vida urbana),pacificidade amorosa (relacionamentos tranquilos), a mitologia pagã, clareza na escrita com utilização de períodos curtos e versos sem rima. Os poetas árcades são frequentemente citados como fingidorespoéticos, pois escrevem sobre temas que não correspondem com a realidade


Ideais do arcadismo


Fugere urbem(fugir da cidade): sair da cidade, onde só haviam insatisfações e ir atrás de uma vidasimples e feliz.

Locus amoenus(local ameno): buscar por um lugar onde haja paz, seja agradável e alegre no campo, próximo à natureza.

Carpe diem(colher o dia): vontade de aproveitar ao máximo odia e a vida enquanto é possível . Vivendo feliz, sem se preocupar com a morte.

Inutilia truncat(eliminar as coisas inúteis): esquecer de tudo que for inútil, pois ninguém precisa dessas coisaspara ser feliz e aproveitar a vida.

Áurea mediocritas(vida material medíocre): ser feliz, sem luxo e riqueza, no campo. Pois é na cidade é que vamos encontrar a vida material, e não o equilíbrio e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • O Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!