Arcadismo

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1 - Contexto histórico
O século XVIII caracteriza-se pela consolidação da revolução iniciada no Renascimento: difusão da conquista do racionalismo, experimentalismo, espírito de observação, concepção científica do mundo e na larga renovação mental baseada no progresso das ciências e na atividade científica.
Profundas mudanças foram registradas:
a) Intenso progresso científico:
• lei dagravidade descoberta por Newton (1642-1727);
• abordagem das leis das sensações pela Psicologia;
• classificação dos seres vivos pela Biologia.
b) Desse surto de progresso resulta a tecnologia e o consequente aumento da produção. Generaliza-se a concepção de que negócios e ciências constituem campos independentes da esfera religiosa e do estado.
c) A grande quantidade de produtos gera novasformas de comércio, fortalecendo a burguesia.
d) A industrialização provoca a urbanização cada vez mais crescente, o que ocasiona o fenômeno da corrida às cidades e o abandono do campo.
e) A Declaração dos Direitos do Homem vem à luz em 1789, na França.
f) Experiência é o meio de conhecimento da realidade, e a consequência indireta disso é o culto da razão prática.
g) Os progressos na investigaçãobiológica fortalecem a concepção de que o mundo é fundamentalmente homogêneo: a heterogeneidade no campo psicológico, biológico e físico é apenas aparente e resulta da mesma evolução material.
CONSEQUÊNCIAS:
1ª - Uma visão de mundo científica: o homem da época acredita na ciência como meio de explicar o mundo e como meio de modificar a sociedade. 2ª - A Razão passa a ser a base de todo o saberhumano: a religiosidade do Barroco é menosprezada. Todas essas mudanças caracterizam um movimento cultural que marca a fisionomia da Europa do século XVIII: o Iluminismo.
Iluminismo (de iluminação = esclarecimento) designa um “esforço de renovação cultural de natureza, sobretudo política, que tinha em vista a atualização de conceitos, de normas e técnicas, uma maior eficiência na ordem social e sesubordinava à concepção nova de progresso humano”. A ideia de progresso como meio de trazer a felicidade ao maior número de pessoas é predominante na época. Por isso, o século XVIII é conhecido como século das luzes, época em que se acredita que tudo pode ser explicado pela ciência e pela razão. Essa visão de mundo se concretiza na Enciclopédia, publicada na França em 1751, tendo à frente osfilósofos D’ Alembert, Voltaire e Diderot. Não é difícil deduzir que a propagação do saber científico se opõe às ideias predominantemente religiosas do período anterior, o Barroco. O despojamento religioso, o sentimento de equilíbrio de uma sociedade que acredita ter atingido a síntese da razão com a fé, vai-se refletir na produção artística do período. É nesse contexto que aparece o Arcadismo que vaise opor às ideias Barrocas, ao gosto do esplêndido e grandioso, da ostentação, na busca de qualidades clássicas de medida, conveniência, disciplina, pureza, simplicidade.
Século XVIII - Brasil
Na primeira metade do século XVIII, Vila Rica (atual Ouro Preto-MG) centraliza o surto de desenvolvimento que Minas Gerais conhece, com a corrida do ouro, e transforma-se rapidamente na capital econômica ecultural da Colônia. Com a riqueza, desenvolveu-se também a cultura intelectual. Os humildes arraiais de catadores se transformam em belas cidades. Vila Rica, São João del-Rei, Mariana, Diamantina constituíram-se em focos de instrução, onde se estudavam não só as letras clássicas, mas também as literaturas italiana, espanhola e portuguesa. Essa civilização do ouro produziu algumas das figurasmais notáveis das nossas artes: na escultura e na arquitetura - Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho); na pintura - Manuel da Costa Ataíde; na literatura - o grupo de poetas que se costuma chamar a escola mineira. Os governadores e funcionários da colônia cometiam abusos sem conta. Não Ihes interessava a administração feliz e útil e sim o enriquecimento próprio e o do Reino (= Portugal). As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • O Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!