arcadismo

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
LITERATURA BRASILEIRA

O ARCADISMO

Vamos inicialmente compreender os nomes que designam o estilo dominante no período.
Arcadismo deriva de Arcádia, região mitológica da Grécia que simbolizava a vida ideal, onde pastores, chefiados pelo deus Pã, dedicavam-se à arte e à poesia.
Classicismo, em literatura, é o nome que se dá ao estilo que esteve em moda na época do renascimento.
Aoperíodo árcade também se denomina Neoclassicismo (neo = novo) porque seus autores propunham, basicamente, a imitação dos escritores clássicos, quer voltando à Antigüidade greco-romana, quer imitando os escritores do Renascimento, considerados fontes de equilíbrio e sobriedade. É importante notar que a palavra imitação, no caso, não significa cópia pura e simples dos clássicos. Trata-se, antes detudo, de seguir determinadas convenções artísticas que os clássicos haviam formulado.
A visão de mundo racional e cientificista implantada a partir do Iluminismo vai repudiar o estilo barroco, considerado como "de mau gosto" , e, em seu lugar, tenta instalar de novo os padrões clássicos de arte. Conforme já vimos, a concepção de mundo do homem renascentista tendia para o antropocentrismo. Osartistas empregavam um estilo que imitava o estilo dos escritores da Antigüidade greco-romana, escritores também chamados de clássicos. Consideravam os renascentistas que os clássicos da Antigüidade tinham atingido a perfeição artística e, por isso, deveriam ser tomados como modelo.
Os escritores do Arcadismo pretendiam retomar o mesmo estilo, quer voltando às obras da Antigüidade clássica, querinspirando-se nos modelos renascentistas. Então, para entender o Arcadismo, é necessário conhecer, ainda que em linhas gerais, as convenções que regiam a arte clássica:
a. Na compreensão do universo, o homem deveria empregar sua capacidade de estabelecer relações lógicas, de raciocinar, de pensar (razão), deixando em segundo plano a imaginação e a fantasia.
b. O homem não poderia servalorizado apenas pelo seu lado espiritual, mas também como ser terreno, físico.
c. A arte deveria ser universal, isto é, preocupar-se com problemas, verdades e situações eternas do homem, do homem de todos os tempos, e não se limitar a sentimentos de ordem individual ou a situações puramente pessoais.
d. A arte deveria imitar a perfeição da natureza. No caso, a palavra natureza nãose refere apenas à paisagem (montanhas, lagos, bosques, rios) mas também à natureza humana, isto é, o sentimento e a alma do ser humano. Quando o escritor aceitava o princípio da imitação da natureza, ele não se procurava, em suas obras, uma reprodução realista e exata das coisas. Escolhia aquilo que considerava essencial no homem e na paisagem.
e. A obra deveria apresentar verossimilhança(característica daquilo que parece verdadeiro), isto é, eliminava-se todo e qualquer fato ou idéia que parecesse incomum, resultante da simples fantasia.


Vimos que o Iluminismo rejeitava, em nome da razão, a arte barroca. O Classicismo, por sua vez, era uma tendência que já tinha existido na arte e que combinava com as idéias do século XVIII. Logo, o que se verificou foi a aceitação e aretomada dos princípios artísticos clássicos, num estilo novo: Arcadismo ou Neoclassicismo.
Baseando-se nessa concepção clássica da arte, a literatura da época vai apresentar, com freqüência, as seguintes características:

1. Bucolismo
Partindo de uma concepção de vida simples, sem ambições de glória ou fortuna, o árcade elegeu a vida pastoril como modelo de existência, pois os pastoresestavam em contato constante com a natureza. Por isso, os escritores desse período, que nunca foram pastores, utilizam pseudônimos árcades (Tomás Antônio Gonzaga, por exemplo, utiliza o pseudônimo de Dirceu; Cláudio Manuel da Costa era Glauceste Satúrnio, para citar apenas dois casos). Esse "fingimento poético", além de tudo, ajudava a dar maior verossimilhança às situações bucólicas que apareciam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo
  • arcadismo
  • O Arcadismo
  • Arcadismo
  • Arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!