Arcadismo Brendon

2895 palavras 12 páginas
ARCADISMO
Brendon Yokoo - Bruno Fonseca – Carlos Eduardo –
Guilherme Yudi - Gustavo Augusto – Gustavo Rocha

INTRODUÇÃO
O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século
XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo o que lhe diz respeito. Por essa razão muitos poetas do arcadismo adotaram pseudônimos de pastores de Tetões gregos ou latinos.
Caracteriza-se ainda pelo recurso a esquemas rítmicos mais graciosos.

INTRODUÇÃO
Numa perspectiva mais ampla, expressa a crítica da burguesia aos abusos da nobreza e do clero praticados no Antigo Regime.
Adicionalmente os burgueses cultuam o mito do homem natural em oposição ao homem corrompido pela sociedade, conceito originalmente expresso por JeanJacques Rousseau, na figura do “bom selvagem”.

CONTEXTO HISTÓRICO SOCIAL
O século XVIII, também referido como “Século das Luzes” ou
“Iluminismo”, representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura europeia. Na Inglaterra e na França forma-se uma burguesia que passa a dominar economicamente o Estado, através de um intenso comércio ultramarino e da multiplicação de estabelecimentos bancários, assenhoreando-se mesmo de uma parte da atividade agrícola.
Paralelamente, a antiga Nobreza arruína-se, e o Clero, com as suas intermináveis polêmicas, traz o descrédito às questões teológicas. Em toda a Europa a influência do pensamento Iluminista burguês se alastra.

ILUMINISMO
O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político,

social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das ideias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.
Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo

fosse educado e a

Relacionados