Arbovirus

Páginas: 4 (866 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2012
0 Introdução
O presente trabalho fala da Listeria spp um microorganismo patogénico, conhecido pelos microbiologistas desde há muito tempo, na área da microbiologia veterinária.
Em 1929, Munay, Webbe Swann durante uma epizootia entre coelhos e cobaias de um biotério em Cambridge, isolaram microorganismos que causavam intensa monocitose, nomeando o agente como Bacteriumonocytogenes. Um ano maistarde na África do Sul observou-se o agente como Listerellahepatolytica; porém, considerando ser parecido com o agente isolado pelos autores ingleses, propôs a denominação de Listerelamonocytogenes.posteriormente, como havia um género vegetal assim denominado, o agente passou a chamar­se Listeriamonocytogenes.

0.1 Objectivo geral
* Descrever a Listeria

0.2 Objectivo específico* Definição do género
* Descrição do agente
* Ocorrência do agente no organism
* Patogênese
* Diagnostico laboratorial
* Epidemiologia
* Medidas preventivas
* Tratamento1.0 Definição do género
A Listeria spp é um microorganismo que se encontra amplamente disseminado na natureza e tem sido isolado do solo de fezes humanas e de animais.
1.1 Descrição doagente
Bacilo pequeno Gram +, não formador de esporos, anaeróbio facultativo, ß­hemolítico. Catalase positiva, oxidase negativa, motilidade característica a 20 ̊C, movimenta˗se por flagelos.desenvolve-se a temperaturas entre 1̊­ 45 ̊C, largamente distribuído na natureza, tolera teores elevados de sal, resiste a desidratação, parasita intracelular facultativa. Patogénico para animais e humanos,hemólise total no agar sangue e confirmado na prova de CAMP, apena com Staphyloccusaureus, produção de ácidos sem gás em gicolise, L­ramnose, metil­D­manosídeo e negativa em manitol e D­xilose.
Todas asespécies de Listeria são encontradas na natureza e podem, eventualmente, contaminar os alimentos, porém somente a Listeriamonocytogenes é patogénica para o Homem. Tornando-se o principal patógeno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arbovírus
  • Arbovirus Na Amaz Nia
  • Distribuição espacial de mosquitos (Diptera, Culicidae) vetores de arbovírus no Vale do Ribeira, sudeste da Mata Atlântica,...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!