ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA: ASPECTOS PARA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

6955 palavras 28 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ-CESI
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
CURSO DE BIOLOGIA

ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA: ASPECTOS PARA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Imperatriz
2012

ARBORIZAÇÃO NA ESCOLA: ASPECTOS PARA DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Proposta Metodológica apresentada ao Colegiado do Curso de Ciências, da universidade Estadual do Maranhão, como requisito parcial para obtenção de Título de licenciatura em Ciências: Habilitação em Biologia.

Imperatriz
2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

A arborização constitui-se em um elemento de grande importância para a elevação da qualidade de vida da população, tendo que ser compatível e integrar-se aos demais elementos envolvidos com o ambiente. No estudo da arborização como conscientização ambiental oferece instrumentos importantes para que o aluno possa compreender e lidar com problemas que afetam a vida, de sua comunidade, de seu país e de todo o planeta.
Questões envolvidas como políticas econômicas e sociais são permeadas por situações e elementos diretamente ligados e envolvidas com a questão ambiental. Além da função paisagista, a arborização proporciona benefícios à população melhorando o clima das cidades, interferindo na velocidade e direção dos ventos, servindo de sombra e diminuindo a poluição sonora visual e atmosférica.
As representações do educador devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre o ambiente para compreender a sua realidade e atuar sobre ela. O exercício da participação em diferentes instâncias (desde atividades dentro da própria escola até movimentos mais amplos referentes a problemas da comunidade) é também fundamental para que os alunos possam integrar o que foi aprendido a sua realidade (HARA e PINTO, 2008).
O contato

Relacionados

  • Dicionario de filosofia
    248191 palavras | 993 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas